João António Federico Ferro e a Invasão Francesa de 1809: O saque dos Conos

Autores

  • Francisco Topa Universidade do Porto (Portugal)

Resumo

O artigo estuda um poema herói-cómico de teor erótico, intitulado O saque dos conos. Da autoria do português João António Frederico Ferro, tem por tema as violações cometidas pelas tropas francesas aquando da sua entrada na cidade do Porto, em 1809. Entre as várias edições da obra – que dispõe também de versões manuscritas – há uma brasileira, impressa no Rio de Janeiro, em 1836.

Biografia do Autor

Francisco Topa, Universidade do Porto (Portugal)

Francisco Topa (n. Porto, 1966) é Professor Associado da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, lecionando nas áreas de Literatura e Cultura Brasileiras, Crítica Textual, Literaturas Africanas de Língua Portuguesa e Literaturas Orais e Marginais. Doutorou-se em Literatura, em 2000, na mesma Faculdade, com uma tese sobre o poeta barroco Gregório de Matos.

A sua investigação tem estado dirigida para a literatura portuguesa e brasileira dos séculos XVII e XVIII, para a literatura africana de língua portuguesa (em particular a de Angola e Cabo Verde) e para algumas áreas da literatura oral e marginal. É autor de 14 livros e de muitas dezenas de artigos e recensões nos domínios mencionados, tendo também organizado ou coorganizado vários volumes de atas e publicações afins.

Downloads

Publicado

2015-01-21

Edição

Seção

Artigos