UMA EXPERIÊNCIA DE TRABALHO DE CAMPO: ATIVIDADE INDUSTRIAL NO MUNICÍPIO DE XAPURI-ACRE

  • Karina Furini da Ponte Professora do curso de Bacharelado e Licenciatura em Geografia da Universidade Federal do Acre, Professora do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Geografia - PPGMGeo/UFAC
Palavras-chave: Geografia das Indústrias, indústrias, trabalho de campo

Resumo

Compreendendo a relevância do Trabalho de Campo para a construção do conhecimento geográfico é que propusemos na disciplina Geografia das Indústrias II, do Curso de Geografia - Bacharelado da Universidade Federal do Acre, sua realização como uma atividade que possibilitasse levar o acadêmico a compreender, in loco, a organização industrial, enfocada na logística produtiva da tríade matéria prima/industrialização/comercialização. Tais observações e análises foram realizadas na indústria de preservativos, na Unidade de Beneficiamento da Castanha e no Polo Moveleiro, localizados no município de Xapuri-Acre. A realização da atividade possibilitou aos acadêmicos uma compreensão mais aprofundada sobre a sua realidade, vista além da sala de aula, mas em um contexto que permite entender a importância das atividades extrativistas para o potencial industrial acreano como uma forma de buscar o desenvolvimento regional.

Referências

ALENTEJANO, Paulo R. R.; ROCHA-LEÃO, Otávio M. Trabalho de campo: uma ferramenta essencial para os geógrafos ou um instrumento banalizado?. Boletim Paulista de Geografia. Trabalho de Campo, São Paulo, n.84, p.51-68, julho de 2006

CORRÊA, Roberto Lobato. Região: a tradição geográfica. In: ______. Trajetórias Geográficas. 3.ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005. p.183-196.

KAYSER, Bernard. O geógrafo e a pesquisa de campo. Seleção de textos. Teoria e método, São Paulo, n.11, p.25-43, agosto de 1985.

LACOSTE, Yves. A pesquisa e o trabalho de campo: um problema político para os pesquisadores, estudantes e cidadãos. Seleção de textos. Teoria e método, São Paulo, n.11, p.01-23, agosto de 1985.

SERPA, Ângelo. O trabalho de campo em geografia: uma abordagem teórico-metodológica. Boletim Paulista de Geografia. Trabalho de Campo, São Paulo, n.84, p.07-24, julho de 2006.

THOMAZ JUNIOR, Antônio. Trabalho de campo: o laboratório por excelência do geógrafo. In: ______. Geografia passo a passo: ensaios críticos dos anos. Presidente Prudente: Centelha, 2005. p.31-9.
Publicado
2019-12-08