Ifacast: um videocast como ferramenta de aprendizagem de eletroquímica e circuitos elétricos no ensino interdisciplinar de física e química

Autores/as

  • Jefferson da Silva Gaspar Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre https://orcid.org/0000-0002-7235-7303
  • Ronaldo Barros Orfão Junior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre

DOI:

https://doi.org/10.29327/269504.4.2-15

Resumen

O presente trabalho consistiu na criação de um videocast como uma ferramenta de aprendizagem, para o ensino de eletroquímica e circuitos elétricos, na interdisciplinaridade de Física e Química em turmas do 3º ano no ensino médio. Abordando conceitos de eletroquímica, a construção de um dispositivo em laboratório que consegue fornecer energia elétrica suficiente para funcionar aparatos eletrônicos e, envolvendo conceitos de física no que tange os estudos de circuitos elétricos e suas potencialidades é algo inovador e desafiador, mais ainda quando se propõe a analisar e avaliar a efetividade de um material educacional pensado e objetivado na aprendizagem. Diante do objetivo geral, esta pesquisa caracterizou-se numa abordagem qualitativa, de um estudo descritivo a respeito das implicações de um videocast como ferramenta de aprendizagem e este aconteceu em 3 (três) etapas: Construção do videocast, disponibilização para os alunos e, por fim, coleta de dados. Para os conteúdos de eletroquímica, o aproveitamento esteve entre “Razoável” e “Bom”, enquanto o ensino de Circuitos Elétricos, alcançou aproveitamento entre “Bom” e “Ótimo”.

Publicado

2022-12-30

Número

Sección

Informes de experiencia