Relato de experiência de iniciação à docência: regência em aula remota sobre cinemática

Autores/as

  • Yan Silva e Silva Universidade Federal do Acre
  • Natalia da Silva Souza Universidade Federal do Acre
  • Clelinda Costa da Silva Professora de Física da Escola Fundamental e Médio Dr. João Batista Aguiar, Rio Branco, Acre
  • Bianca Martins Santos Universidade Federal do Acre
  • Esperanza Lucila Hernandez Angulo Universidade Federal do Acre

DOI:

https://doi.org/10.29327/269504.4.1-23

Resumen

O trabalho apresenta o relato de experiência sobre a regência de uma aula remota via Google Meet, ministrada por acadêmicos da Licenciatura em Física da Universidade Federal do Acre (UFAC), participantes do Programa institucional de Bolsa de Iniciação à Docência de Física (PIBID/Física). A experiência de elaborar e ministrar a aula para alunos da 3ª série do ensino médio de uma escola estadual de Rio Branco/AC foi orientada pela supervisora, professora titular da turma. A aula utilizou slides, pelo qual foram trabalhados os conteúdos introdutórios de cinemática como forma de revisão do tema para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a saber, conceitos de: repouso, movimento, trajetória, referencial, velocidade média e Movimento Retilíneo Uniforme (MRU). Ao final, os pibidianos resolveram algumas questões com os alunos. Como resultados são apresentadas as expectativas iniciais dos graduandos no momento anterior à entrada no programa e o depoimento dos pibidianos após ministrarem sua primeira aula para uma turma de ensino médio, no formato de aula remota devido a pandemia da COVID-19. A avaliação da professora regente da turma também é apresentada, demonstrando satisfação e aprovação à condução da aula.

Publicado

2022-09-07

Número

Sección

Informes de experiencia