Ensino remoto de conteúdos de física para a 1ª série do ensino médio por bolsistas do programa de residência pedagógica

Autores/as

  • Rhanna Machado Araújo Universidade Federal do Acre
  • Ana Cristina Souza Almada Universidade Federal do Acre
  • Jaison de Assis Oliveira Universidade Federal do Acre
  • Paulo César Alves Contreira Júnior Universidade Federal do Acre
  • Andrey Gonçalves de Oliveira Universidade Federal do Acre
  • Marcelo Castanheira da Silva Universidade Federal do Acre

DOI:

https://doi.org/10.29327/269504.4.1-21

Resumen

O trabalho consistiu no relato de uma aula de revisão de Física para a 1ª série do ensino médio de uma escola estadual pública da região norte do Brasil. A aula foi planejada e lecionada por quatro bolsistas do Programa de Residência Pedagógica, graduandos de Licenciatura em Física de uma universidade federal. A aula foi dividida em quatro partes, uma para cada residente, e os temas lecionados foram: Leis de Kepler, Sistema Internacional de Unidades, Leis de Newton e Energia Mecânica. A metodologia usou os princípios da sala de aula invertida e da aula expositiva dialogada. Ao final, os residentes foram parabenizados e especialmente na parte relativa a Energia Mecânica, onde foi usado o aplicativo PhET (Physics Education Technology). Considerando as dificuldades inerentes de ensinar remotamente, mesmo assim foi possível realizar atividades que propiciaram o bom andamento da aula proposta.

Publicado

2022-09-07

Número

Sección

Informes de experiencia