Ensino remoto de conteúdos de física para a 1ª série do ensino médio por bolsistas do programa de residência pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.29327/269504.4.1-21Resumen
O trabalho consistiu no relato de uma aula de revisão de Física para a 1ª série do ensino médio de uma escola estadual pública da região norte do Brasil. A aula foi planejada e lecionada por quatro bolsistas do Programa de Residência Pedagógica, graduandos de Licenciatura em Física de uma universidade federal. A aula foi dividida em quatro partes, uma para cada residente, e os temas lecionados foram: Leis de Kepler, Sistema Internacional de Unidades, Leis de Newton e Energia Mecânica. A metodologia usou os princípios da sala de aula invertida e da aula expositiva dialogada. Ao final, os residentes foram parabenizados e especialmente na parte relativa a Energia Mecânica, onde foi usado o aplicativo PhET (Physics Education Technology). Considerando as dificuldades inerentes de ensinar remotamente, mesmo assim foi possível realizar atividades que propiciaram o bom andamento da aula proposta.