Proposta de ensino de conceitos relacionados a temperatura, teórica cinética e lei do gás ideal utilizando o método de sala de aula invertida

Autores/as

  • Dayan Kennedy Soares de Carvalho Universidade Federal do Acre
  • Tamires Cabral Goulart de Souza Universidade Federal do Acre
  • Jaison de Assis Oliveira Universidade Federal do Acre
  • Gustavo Rocha Veras Universidade Federal do Acre
  • Marcelo Augusto Mota de Souza Universidade Federal do Acre
  • Marcelo Castanheira da Silva Universidade Federal do Acre

DOI:

https://doi.org/10.29327/269504.4.1-19

Resumen

O trabalho relata a apresentação de cinco temas sobre mudança de fase e calor latente, mudança de temperatura e calor específico, teoria cinética, mudanças de fase e lei do gás ideal, por cinco licenciados do curso de Física da Universidade Federal do Acre, que foram propostos como atividades avaliativas da disciplina Instrumentação do Ensino de Física II. O método utilizado foi a sala de aula invertida e as aulas foram planejadas para poderem ser aplicadas a alunos de ensino médio. Materiais (textos, vídeos e simuladores) foram selecionados da internet e seriam enviados antes da aula aos possíveis alunos. Na aula, remota ou presencial, o professor atuaria como mediador, faria comentários e elucidaria eventuais dúvidas. As atividades apresentadas mostraram ser viáveis de serem aplicadas e potencializou meios alternativos de ensinar Física a alunos de ensino médio.

Publicado

2022-09-07

Número

Sección

Informes de experiencia