A introdução à física quântica para alunos do nono ano do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.29327/269504.4.1-1Resumen
Foi desenvolvida uma proposta didática de introdução à Física Quântica para alunos do nono ano do ensino fundamental, onde foi possível verificar a sua eficácia e que também pudesse ser aplicado em salas de aula de todo o país, de forma a auxiliar o professor na abordagem de introdução de Física Quântica (FQ) para alunos da faixa etária de treze a catorze anos de idade. A proposta foi aplicada em duas turmas, em um total de quarenta e cinco alunos, em três encontros, perfazendo o total de seis horas aula. Adotou-se uma metodologia baseada nos conceitos construtivistas de David Ausubel e Lev Vygotsky. A aplicabilidade da sequência didática foi testada e averiguada, sendo que sua contribuição foi considerada positiva para a construção do conhecimento significativo, com um incremento médio de 13,3% nos acertos nos questionários de FQ e um ganho de aprendizado de 0,34, o que mostra a eficácia da referida proposta didática. Desta forma foi concluído que é possível o ensino de Física Quântica para alunos do nono ano do ensino fundamental com aprendizado significativo e que o produto educacional desenvolvido poderá ser útil a professores e alunos.