Tecnologias digitais de informação e comunicação aplicadas ao ensino de biologia no Brasil: um estado da arte
DOI:
https://doi.org/10.29327/269504.4.1-27Resumen
A aplicabilidade de tecnologias digitais em diversos setores da sociedade, em ênfase ao setor educacional, mostrou-se essencial para a continuidade das atividades, diante do momento pandêmico. Levando em consideração a crescente demanda e aplicação de tecnologia no ambiente escolar, devido à readequação imposta pela pandemia, este estudo teve como objetivo realizar um balanço de produções acadêmicas acerca do uso de TDIC’s no ensino de Biologia no Brasil, englobando também os meios tecnológicos não digitais. Para tal, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, do tipo estado da arte, de cunho qualiquantitativo, exploratório, descritivo e analítico, adotando o levantamento bibliográfico para a coleta de dados, e como recorte temporal o período de 2012 a 2021. Os resultados são apresentados por meio de duas tabelas, onde buscou-se apresentar primeiramente, a produção acadêmica de maneira geral acerca do tema deste trabalho, que tratassem de quaisquer recursos tecnológicos empregados ao ensino de Biologia, na segunda tabela, demos ênfase às produções de nível stricto sensu que tratam do uso das TDIC’s na educação em Biologia. Os quantitativos apresentados por ambas as tabelas denotam a inserção considerável das tecnologias no ensino brasileiro de Biologia, demonstrando que esse utilitário pode substancialmente alavancar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos.