As discussões de gênero como uma controvérsia sociocientífica no ensino de química
DOI:
https://doi.org/10.29327/269504.4.1-10Resumen
Esta pesquisa teve por objetivo analisar o potencial formativo da sequência didática elaborada, visando identificar as implicações decorrentes da inserção das discussões de gênero como uma questão sociocientífica no ensino de química. Desse modo, o presente trabalho foi desenvolvido com estudantes da 1ª série do ensino médio de uma escola estadual da rede pública de ensino do município de Araras-SP, no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC)/CNPq. Trata-se de uma pesquisa participante, uma vez que a interação entre as pesquisadoras, as estudantes e a direção da escola ocorreram durante todas as etapas da pesquisa. Por fim, as análises dos dados obtidos apontam para as potencialidades e as limitações decorrentes da inserção das temáticas de gênero no ensino de química, de modo que buscamos contribuir para a área de estudos brasileiros sobre a inserção dessas temáticas no ensino, bem como buscamos promover um espaço para formação emancipatória e crítica de estudantes da rede pública estadual.