Análise da significação do conhecimento científico por meio da construção e divulgação de curtas-metragens no ensino de radioatividade
DOI:
https://doi.org/10.29327/269504.3.2-5Resumen
Em um mundo globalizado, as novas Tecnologias de Informação e Comunicação é a força motriz para as mudanças no cenário educacional. Nessa perspectiva, as ferramentas tecnológicas podem ser usadas para favorecer o processo de significação da aprendizagem dos alunos. Desse modo, o método Design Based Research foi utilizado para a produção e divulgação de curtas-metragens no ensino de radioatividade como uma estratégia de ensino que pode potencializar a aprendizagem criativa e favorecer sua significação. Baseado em uma pesquisa de natureza qualitativa, com estudo e análise do mundo empírico, o presente trabalho relata, investiga e apresenta os resultados satisfatórios da análise dos elementos conceituais presentes nos curtas produzidos pela turma, que pode ter proporcionado um bom desempenho na avaliação conceitual tradicionalmente adotada pelo Colégio. Contudo, vale salientar que não cabe a proposta resolver os problemas da educação, mas seu uso ou de similares, pode favorecer a participação e o desenvolvimento das habilidades conceituais, procedimentais e até as atitudinais por parte dos alunos.