Jogo da velha no ensino da eletroquímica: um relato de experiência

Autores

  • Caroline Ketlyn Martins da Silva Universidade Federal do Acre
  • Gahelyka Aghta Pantano Souza Universidade Federal do Acre https://orcid.org/0000-0003-1548-3853
  • Francisca Georgiana Martins do Nascimento Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre - IFAC
  • Alcides Loureiro Santos Universidade Federal do Acre

DOI:

https://doi.org/10.29327/269504.3.1-23

Resumo

Com enfoque nas aulas de química, a presença de jogos didáticos pode promover uma maior interação entre alunos e conteúdos, já que abordam conceitos científicos ao mesmo tempo em que os relaciona a diferentes temas do cotidiano social. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa consiste em relatar a experiência vivenciada ao adaptar um jogo já conhecido e aplicá-lo como ferramenta auxiliar para o ensino do conteúdo de Eletroquímica. A pesquisa se desenvolveu na escola da rede pública Tancredo de Almeida Neves, localizada no município de Rio Branco, no Estado do Acre, com estudantes do 3º ano do ensino médio, durante a realização de uma sequência de três aulas. A análise dos dados indicou que os alunos conseguiram compreender os conceitos abordados mediante a utilização do jogo e da experimentação que foram realizadas. A participação dos alunos foi evidente, eles trabalharam em equipe, compartilhando respostas e ajudando os colegas que sorteavam as perguntas. Dessa forma, acredita-se que cabe ao professor implementar, sempre que possível, ferramentas de ensino que proporcionem um processo de ensino aprendizagem dinâmico e interativo.

Downloads

Publicado

2021-03-20

Edição

Seção

Relatos de Experiência