Método para o ensino significativo de óptica por analogia a pedagogia histórico-crítica

Autores

  • Alcides Antônio Marmentini Escola Estadual Senador Petrônio Portella/SEDUC-AM
  • Ricardo de Sousa Costa Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.29327/269504.4.1-3

Resumo

A aprendizagem partindo de situações vivenciadas, pode propiciar para o ensino de física uma forma de aprendizagem mais significativa para o estudante, pois estabelecerá um vínculo com algo com que o estudante já tenha familiaridade, facilitando a construção do conhecimento e efetivando assim o processo ensino-aprendizagem. No contexto do presente estudo, teve como objetivo adaptar os cinco passos da pedagogia histórico-crítica, de Demerval Saviani, e a aprendizagem significativa de David Ausubel, ao ensino do conteúdo de óptica geométrica, refração e lentes delgadas, de forma multidisciplinar principalmente com conteúdo de química sobre efeito Tyndal, levando em consideração o conceito de aprendizagem significativa relacionando os conteúdos com experimentos práticos e de baixo custo, propondo a utilização de elementos que façam parte do cotidiano dos alunos. Para tal ação, foi empregado metodologia que leva em conta os passos da pedagogia histórico-crítica, que se inicia com a Prática Social Inicial, que são os conhecimentos prévios do aluno, a Problematização,  que é levantar questionamentos e hipóteses para explicação da realidade  e dos fenômenos, através de experimentos simples, em seguida é feito a instrumentalização, através de estudos em livros, sobre a parte teórica de física, a última parte da aula é a catarse, que se define com a e exposição do conteúdo através de desenhos e resolução de exercícios e a Prática Social Final que é despertar no educando uma nova visão para os fenômenos físicos que envolva óptica geométrica para situações futuras.

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Publicado

2022-09-07

Edição

Seção

Artigos Científicos