O PIBID na formação de professores de química: relatando experiências de um pibidiano

relatando las vivencias de un pibidiano

Autores

  • Josias Martins dos Anjos Cruz Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas https://orcid.org/0000-0002-1293-7234
  • Kátia Maria Guimarães Costa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.29327/269504.4.1-24

Resumo

O presente trabalho propõe expor a importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID) na formação inicial de professores de química, por meio de considerações e impressões sobre as experiências vivenciadas por um pibidiano de química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), Campus Manaus Centro. Essa versão do PIBID-IFAM teve início em agosto de 2018, e para esse período, seu desenvolvimento foi dividido em duas etapas. A primeira delas foi realizada no próprio IFAM, e a segunda desenvolvida no Colégio Militar da Polícia Militar, uma das escolas parceiras nessa edição do programa. Na escola realizou-se a divisão em três momentos: 1) ambientação, 2) observação na sala de aula e 3) atividade pedagógica. Através das experiências relatadas, foi oportunizada a compreensão mais aprofundada sobre a docência, a complexidade do cotidiano escolar, e realidade de uma sala de aula, contribuindo para o desenvolvimento de capacidades e habilidades que auxiliaram a formação do licenciando em sua identidade como professor.

Downloads

Publicado

2022-09-07

Edição

Seção

Relatos de Experiência