USO DO APLICATIVO KAHOOT NO ENSINO DE CONCEITOS BÁSICOS EM PATOLOGIA E PARASITOLOGIA

Autores

  • Gabriel Domingos Carvalho Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes
  • Maria Auxiliadora Vilela Paiva Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes

Palavras-chave:

Metodologias ativas, Práticas pedagógicas, Recursos didáticos

Resumo

As metodologias ativas, como os jogos didáticos, constituem uma ferramenta educacional inovadora que podem contribuir para o processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho teve como objetivo analisar o uso de metodologias ativas, por meio de recursos tecnológicos, como o aplicativo Kahoot!, no ensino de conceitos básicos em Patologia e Parasitologia e avaliar a percepção dos estudantes sobre esta prática. A atividade foi realizada com estudantes da educação profissional e tecnológica de uma instituição pública federal de ensino. Para a produção de dados utilizou-se recursos como questionários, o aplicativo Kahoot! e discussões/reflexões coletivas e, as análises foram feitas à luz das teorias de Paulo Freire, no que diz respeito à aprendizagem focada no educando. Os estudantes demonstraram obter um ganho positivo na produção de conhecimento, por meio da intervenção pedagógica realizada. Percebeu-se que a utilização de metodologias ativas, por meio de jogos didáticos e recursos tecnológicos, propiciou um ambiente integrador para o processo de aprendizagem, o que auxiliou na produção do conhecimento por parte dos estudantes.

Biografia do Autor

Gabriel Domingos Carvalho, Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes

Doutor em Medicina Veterinária, Especialista em Práticas Pedagógicas. Aperfeiçoamento em Formação Docente para Educação a Distância (Ifes) e Aperfeiçoamento em Inclusão e Educação Especial (Ifes).

Professor do Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes Campus Piúma.

Coordenador do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Controle de Qualidade e Segurança de Alimentos.

Rua Augusto Costa de Oliveira, 660, Piúma - ES, 29285-000

E-mail: gabriel.carvalho@ifes.edu.br

Maria Auxiliadora Vilela Paiva, Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes

Doutora em Matemática, Pós-doutora em ênfase em Educação.

Professora do Instituto Federal do Espírito Santo, Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância do Ifes – Cefor/Ifes.

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Publicado

2021-09-04

Como Citar

Carvalho, G. D., & Vilela Paiva, M. A. (2021). USO DO APLICATIVO KAHOOT NO ENSINO DE CONCEITOS BÁSICOS EM PATOLOGIA E PARASITOLOGIA. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 8(2), 751–760. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/4426

Edição

Seção

Artigos Originais Tecnologias e Multidisciplinar