QUILEGAL: UM RECURSO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS

Autores

  • Fabio Caires de Oliveira Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT, Secretaria da Educação do Estado de Mato Grosso
  • Magaywer Moreira de Paiva Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT
  • Leonardo Elias Alves Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT
  • Cosme da Silva Lorin Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT
  • Fernando Selleri da Silva Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT
  • José Wilson Pires Carvalho Universidade do Estado de Mato Grosso

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, ligações químicas, aplicativo, ambiente virtual

Resumo

O presente estudo tem como objetivo apresentar e discuti os recursos que compõe o aplicativo multiplataforma QuiLegAl para o ensino de Ciências e Química. Os conteúdos abordados no QuiLegAl são: representação química associada às ligações químicas, equações químicas e suas representações. Ele foi desenvolvido baseado em fundamentos teóricos da literatura da área e em demandas de um grupo de professores de Ciências e Química. O QuiLegAl foi construído por uma equipe multidisciplinar com conhecimento em Ciência da Computação, Química e Ciências, e observado aspectos técnicos, didático-pedagógicos e lúdico e os requisitos apontados por professores de Ciências e Química. As metodologias de desenvolvimento foram a ANTERA, SCRUM e XP, bem como princípios do modelo de desenvolvimento incremental por prototipação. O QuiLegAl apresenta Interface com menu principal composto por quatro tópicos: Elementos químicos e ligações químicas; Substâncias químicas e suas representações; Equações e Reações químicas e o Construtor Livre de moléculas. Esses tópicos proporcionam diversas interações, situações problemas e ferramentas de autoria que possibilitam a representação de estruturas moleculares. Dessa forma o QuiLegAl apresenta características que podem contribuir para elaboração de novas propostas didático-metodológicas que atendam às necessidades dos docentes e ampliem a compreensão dos temas abordados. Além disso, o QuiLegAl pode ser um recurso importante no ensino presencial e/ou a distância, por dispor de funcionalidades que proporciono autonomia e respeita ao tempo de aprendizagem do estudante. Portanto, o QuiLegAl mostra-se como um recurso pedagógico capaz de apoiar os processos de ensino e aprendizagem em ciências e Química.  

Biografia do Autor

Fabio Caires de Oliveira, Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT, Secretaria da Educação do Estado de Mato Grosso

Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT, Secretaria da Educação do Estado de Mato Grosso-SEDUC

 

Magaywer Moreira de Paiva, Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT

Bacharel em Ciência da Computação, Mestrando em Computação pela Universidade Federal Fluminense, UFF  

Leonardo Elias Alves, Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT

Bacharel em Ciência da Computação

Cosme da Silva Lorin, Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT

Bacharel em Ciência da Computação

Fernando Selleri da Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT

Bacharel em Ciencia da Computação, Doutor em  em Ciências da Computação e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECM-UNEMAT 

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Publicado

2021-09-04

Como Citar

Oliveira, F. C. de ., Paiva, M. de ., Alves, L. E., Lorim, C. da S. ., Silva, F. S. da, & Pires Carvalho, J. W. (2021). QUILEGAL: UM RECURSO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 8(2), 707–730. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/4216

Edição

Seção

Artigos Originais Tecnologias e Multidisciplinar