A DESVALORIZAÇÃO DO CERRADO EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Wender da Silva Caixeta Universidade Estadual de Goiás
  • Natália Aparecida Campos Secretaria Estadual de Educação - Goiás
  • André Luis da Silva Castro Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí

Palavras-chave:

Biodiversidade, Educação Ambiental, Ensino de Biologia.

Resumo

O objetivo do estudo foi analisar a abordagem e a importância que livros didáticos de Biologia atribuem ao Cerrado. Foram avaliados 21 livros didáticos de Biologia do Ensino Médio e considerados 15 aspectos, qualitativos e quantitativos, como número de páginas dedicadas ao tema, erros conceituais, informações sobre a fauna e flora, potencial hídrico, impactos antrópicos e conservação do bioma, entre outros. Dos 21 livros, apenas sete (33,3%) apresentaram algum conteúdo relativo ao Cerrado, sendo quatro (57,1%) livros do 3º ano e três (42,9%) do 1º ano. Entre os livros que abordaram o Cerrado, foram destinadas poucas páginas, com maior ênfase dada à Amazônia. Apenas um erro conceitual foi encontrado e a fauna e flora do Cerrado foram mencionadas na maioria dos livros que abordaram a temática. As ações para conservação do Cerrado foram pouco abordadas, ressaltando a falta de abordagem interdisciplinar. Apesar da importância mundial do Cerrado, a temática é superficialmente abordada nos livros de Biologia, o que pode favorecer a desvalorização do bioma e das ações de educação ambiental e conservação.

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Publicado

2021-06-29

Como Citar

Caixeta, W. da S. ., Campos, N. A. ., & Luis da Silva Castro, A. (2021). A DESVALORIZAÇÃO DO CERRADO EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 8(1), 48–58. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/4145

Edição

Seção

Ciências Biológicas