ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO E USO DE SOFTWARE NA MONITORIA DE TEORIA DAS ESTRUTURAS 1
Palavras-chave:
Apostila, Material Acadêmico, Ensino-Aprendizagem, Teoria das Estruturas 1Resumo
O presente trabalho caracteriza-se como um relato de experiência vivenciado no programa de monitoria acadêmica, vinculado a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). A vivência apresentada nesse relato ocorreu entre o período de 2019 e 2020 (nos semestres 2019.1 e 2019.2) e trata-se da monitoria de disciplina Teoria das Estruturas 1, do curso de Engenharia Civil. O objetivo deste trabalho é demonstrar como o monitor pode melhorar mais ainda o desempenho do aprendizado dos alunos, com o uso de ferramentas tecnológicas e também com a elaboração de um material didático para servir de bibliografia complementar ao curso. Os resultados expõem que a monitoria deve ser mantida e melhorada, tendo em vista o bom feedback dado pelos alunos, que incentiva e motiva a permanência qualificada dos discente, além de contribuir para a formação profissional na área de docência para o monitor.