ABORDAGENS CONCEITUAIS SOBRE SEXUALIDADE, PARENTALIDADE E IST/AIDS EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS NATURAIS

Autores

  • Clemilson Cavalcanti da Silva Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • José Antonio Novaes da Silva UFPB

Palavras-chave:

Análise de conteúdo. Livros de Ciências. Abordagens racistas. Abordagens sexistas.

Resumo

O livro didático ainda é na realidade educacional brasileira uma ferramenta pedagógica muito utilizada pelos(as) professores(as). Compreendendo a importância desse instrumento, a presente pesquisa teve como objetivo analisar as abordagens conceituais sobre sexualidade, parentalidade e IST/AIDS em duas coleções didáticas de Ciências Naturais dos anos finais do Ensino Fundamental. Para tanto, utilizamos a pesquisa qualitativa e a técnica de análise de conteúdo para elaborar as inferências das informações coletadas. Após as apreciações, foi percebido que a coleção didática de Ciências Naturais, mais adquirida pelas escolas públicas brasileiras, no PNLD de 2014, foi identificada com um viés conservador e, por vezes, alinhado ao reducionismo biologizante. Enquanto, a menos adquirida, traz uma abordagem correspondente as orientações pedagógicas e legais vigentes. Enfim, essa constatação nos levou a ressaltar que abordagens biologizantes podem levar ao empobrecimento do ensino de Ciências Naturais.

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Publicado

2020-07-28

Como Citar

Cavalcanti da Silva, C., & José Antonio Novaes da Silva. (2020). ABORDAGENS CONCEITUAIS SOBRE SEXUALIDADE, PARENTALIDADE E IST/AIDS EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS NATURAIS. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 7(2), 480–508. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/3326

Edição

Seção

Ciências Humanas