O ESTADO DO CONHECIMENTO DE PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES COM ENFOQUE CTSA NO BRASIL
Palavras-chave:
Formação docente. CTSA. InterdisciplinaridadeResumo
O presente trabalho consiste em um “estado do conhecimento” de pesquisas envolvendo a formação inicial e continuada de professores com enfoque CTSA no Brasil. Temos como objetivo geral verificar quais e quantas produções do Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES se relacionam com a temática em foco. Foram usados três descritores para a busca na base de dados. O primeiro descritor não apresentou resultados; o segundo e o terceiro apresentaram os mesmos resultados, filtrando exatamente os mesmos 183 trabalhos. Desses 183, selecionamos os 143 posteriores a plataforma Sucupira que disponibilizavam resumos e palavras-chaves. A partir da leitura dos 143 resumos, identificamos o total de 20 teses e dissertações que tratam da abordagem CTSA na formação inicial e continuada de professores. Entre os 20 trabalhos, destacamos 3 pesquisas (1 dissertação, 2 teses) que, em uma perspectiva interdisciplinar da abordagem CTSA, envolvem diferentes cursos de licenciaturas. Percebemos que o interesse pela temática é um tanto recente e, apesar do avanço significativo e crescente aumento de pesquisas em relação as produções de teses e dissertações no período de 2007 a 2018, a temática formação de professores com enfoque CTSA ainda representa um número baixo nas produções. Novas pesquisas na área contribuiriam significativamente para o avanço das discussões relacionadas à interdisciplinaridade e abordagem CTSA na formação de professores.
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