CRIAÇÃO DE UM REPOSITÓRIO UTILIZANDO O GOOGLE DRIVE: um relato de experiência no contexto do ensino remoto
Palabras clave:
Google Drive; Ensino Remoto; Repositório.Resumen
Esse artigo tem por objetivo relatar uma experiência sobre o uso do Google Drive na criação de repositório digital aplicado à cadeira de Didática das Ciências e da Matemática, disciplina da Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Para isso, tem-se um estudo descritivo, desenvolvido no semestre de 2021.1, no contexto do ensino remoto. A criação de um repositório digital utilizando o Google Drive mostrou-se uma ação importante, que vai de encontro à otimização dos estudos pelos discentes da disciplina, principalmente quando considerado o contexto da pandemia. Interessa-nos revelar que existe um trabalho árduo, a fim de manter o serviço, a postagem e o gerenciamento dos arquivos. Os usuários finais, ou seja, discentes, passaram a ter acesso à interface, com diretórios organizados e arquivos postados, tendo apenas o trabalho de consumir em qualquer horário e lugar, atendendo a exigência de acesso à internet.
Citas
Oculto para submissão
MORIN, E. O Método 3 - O conhecimento do conhecimento. 2. ed. Sintra - Portugal: Publicação Europa-América, 1996.
ONTANA, R. T. CARGNIN, M. B. WACHEKOWSKI, G. LUCCA, J. C. P. Google Docs e Pesquisa: um relato de experiência científica. Educação [recurso eletrônico] : políticas, estrutura e organização 8 / Organizadora Gabriella Rossetti Ferreira. – Ponta Grossa (PR): Atena Editora, 2019.
FERREIRA, G. R. Educação [recurso eletrônico]: políticas, estrutura e organização 8 / Organizadora Gabriella Rossetti Ferreira. – Ponta Grossa (PR): Atena Editora, 2019.
SILVA, B. (2001). A tecnologia é uma estratégia. In Paulo Dias & Varela de Freitas (org.). Actas da II Conferência Internacional Desafios 2001. Portugal: Centro de Competência da Universidade do Minho do Projecto Nónio, pp. 839-859.
PAIVA, M. A. M. Letramento digital como prerrogativa social: um estudo baseado nas sete competências de bruce. II congresso internacional de tic e educação – Lisboa, 2012 Universidade de Lisboa. Disponível em: http://ticeduca.ie.ul.pt/atas/pdf/atas.pdf Acesso em: 30/03/2021
BOTTENTUIT JUNIOR, J. B; LISBÔA, E. S.; COUTINHO, C. P. Google Educacional: utilizando ferramentas Web 2.0 em sala de aula. Revista Educaonline. v. 5, p. 17-44, 2011.
GADOTTI, M. Perspectivas atuais da educação. Educação: novos caminhos em um novo milênio. 2. ed. João Pessoa, editora: autor associado, 2001.
PAPERT, S. Education for the knowledge society: a Russia-oriented perspective on technology and school. IITE Newsletter. UNESCO, Nº 1, 2001.
LEVY, P. Cibercultura.Trad. Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1999. 260 p.
PEDROSA, P. H. C. NOGUEIRA, T. Computação em Nuvem. Disponível em: < http://www.ic.unicamp.br/~ducatte/mo401/1s2011/T2/Artigos/G04-095352-120531-t2.pdf>. Acesso em: 24/03/202
BOTTON, L. A. Proposta de Repositório Digital para armazenamento de Podcasts educativos. 2018. 119 p. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Maria, RS, 2018.
WEITZEL, S. R. Os repositórios de e-prints como nova forma de organização da produção científica: o caso da área das Ciências da Computação no Brasil. 2006. 361 p. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Universidade de São Paulo, São Paulo 2006.
LEVY, P. O que é o virtual. São Paulo: Editora 34, 1996.
CANI, J. B. SANDRINI, E. G. C. SOARES, G. M. SCALZER, K. Educação e Covid-19: a arte de reinventar mediando a aprendizagem "prioritariamente" pelas TDIC. Vitória, IFES CIÊNCIA. V. 6, N. 1, 2020.
RIBEIRO, G. C. COSTA, B. D. S. GUEDES, A. M. A. Uso do Google Drive como Recurso Pedagógico no processo ensino aprendizagem. Congresso Internacional de Educação e Tecnologias (CIET). Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância. São Carlos. UFSCAR, 2018. Disponível em: < https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/606>. Acesso em: 29/04/2021
FIGUEREDO, S. S. FAGUNDES, M. C. V. A produção colaborativa do conhecimento e a ferramenta Google Drive. (Cadernos PDE) Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE 2016/2017 - SEED/UFPR
LIMA, M. S. S. NASCIMENTO, K. A. S. LIMA NETO, C. S. CASTRO FILHO, J. A. Aplicativo de Desenho do Google Drive: uma análise com foco na aprendizagem colaborativa com suporte educacional. V Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Uberlândia, 2016.
PRODANOV, C. C. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico] : métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico / Cleber Cristiano Prodanov, Ernani Cesar de Freitas. – 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
Oculto para submissão.
LARRUSCAHIM, W. V. BICA, A. C. BARBOSA, R. A. COLMAN, D. G. O trabalho com um repositório digital: o Repositório Digital Tatu. 5º Encontro de Ciência e Tecnologia do IFSul – Campos Bagé, 2019.