AVALIAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE DE UMA ESCOLA TÉCNICA AGRÍCOLA POR MEIO DE INDICADORES
Resumen
O conceito de desenvolvimento sustentável surgiu no final do século XX como uma forma de desenvolvimento com uso racional dos recursos naturais, sem agressão ao meio ambiente e sua conservação para as futuras gerações. Avaliar a sustentabilidade de uma atividade ou de uma área permite identificar pontos críticos de produção e desenvolver ações para minimizar os impactos. Dentre os métodos utilizados para esta avaliação, os indicadores se apresentam como uma ferramenta vantajosa. Assim, o objetivo deste trabalho foi desenvolver indicadores de sustentabilidade para avaliar as atividades desenvolvidas na Escola Técnica Estadual Prof. Edson Galvão, localizada no município de Itapetininga – SP em conjunto com os discentes do Curso Técnico em Agropecuária. A metodologia baseou-se no método MESMIS e foi elaborado em atividade didática com os alunos. Foram utilizados 35 indicadores, contemplando aspectos ambientais, econômicos, sociais e políticos. Mesmo a Escola possuindo a maior parte de sua área com vegetação nativa, algumas atividades estão com nível crítico de sustentabilidade, havendo necessidade da realização de ações para as mesmas. O método utilizado foi apropriado para avaliar a sustentabilidade de sistemas e mostrou-se viável para atuação com o corpo discente, permitindo uma visão integradora do sistema.
Citas
BELLEN, H. M. V. Desenvolvimento sustentável: uma descrição das principais ferramentas de avaliação. Ambiente e Sociedade, v.7, n.1, pp. 67-87, jan./jul. 2004.
COMISSÃO MUNDIAL SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO. Nosso futuro comum. 2ª Edição, Rio de Janeiro. Editora da Fundação Getúlio Vargas, 430 p., 1991.
VERONA, L. A. E.; CASALINHO, H.; MASERA, O. U.; GALVÁN, Y. U.; CORRÊA, I; SCHWENGBER, J. Uso de indicadores compostos na análise da sustentabilidade de agroecossistemas de base familiar na região sul do Rio Grande do Sul. Resumos do V CBA - Sociedade e Natureza, 2007.
DEPONTI, C. M.; ECKERT, C.; AZAMBUJA, J. L. B. Estratégia para construção de indicadores para avaliação da sustentabilidade e monitoramento de sistemas. Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, v.3, n.4, pp. 44-52, out./dez. 2002.