O ZONEAMENTO AGROECOLÓGICO COMO FERRAMENTA DE ANÁLISE DA PAISAGEM: O CASO DO MUNICÍPIO DE CAPÃO BONITO - SÃO PAULO

Autores

  • Rafael Navas Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" - Faculdade Tecnológica do Estado de São Paulo
  • Antonio Vinicius Ozi Galvão Faculdade Tecnológica do Estado de São Paulo
  • Rodrigo Jesus Silva Universidade Federal do Acre

Resumo

Visando adaptar os principais cultivos às zonas edafoclimáticas compatíveis com suas necessidades físicas e nutricionais, o zoneamento agroecológico surgiu como uma ferramenta para associar o desenvolvimento socioeconômico à preservação ambiental. Assim, o objetivo deste trabalho foi verificar as formas de uso e ocupação do solo em Capão Bonito com o intuito de avaliar a aptidão do zoneamento agroecológico para tomadas de decisão com base na . m base na decisde discutir ou raçerificar alteraçma breve discussescala da paisagem. A metodologia foi baseada na aptidão dos solos, com identificação de cinco classes de uso e mapas temáticos em base cartográfica na escala 1:200.000, com sobreposição com auxílio do software SIG arcGis 9.1. Com os resultados observa-se que os solos aptos para culturas agrícolas com mecanização estão ocupados com plantio de espécies do gênero Eucalyptus e Pinus, com redução nos cultivos de espécies agrícolas no município, bem como maior concentração fundiária. Adicionalmente, verificou-se que o aumento no plantio destas espécies tem provocado a inibição de outros segmentos produtivos.

Biografia do Autor

Rafael Navas, Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" - Faculdade Tecnológica do Estado de São Paulo

Eng. agrônomo Dr. Ecologia Aplicada, Professor da Faculdade Tecnológica do Estado de São Paulo, Departamento Silvicultura

Antonio Vinicius Ozi Galvão, Faculdade Tecnológica do Estado de São Paulo

Tecnólogo em Silvicultura, Faculdade Tecnológica do Estado de São Paulo

Rodrigo Jesus Silva, Universidade Federal do Acre

Biólogo, Dr. Ecologia Aplicada, Professor Universidade Federal do Acre

Referências

SANTANA, S.O.; RAMOS, J.V.; RUIZ, M.A.M.; ARAUJO, Q.R.; ALMEIDA, H.A.; FARIA FILHO, A.F.; MENDONÇA, J.R.; SANTOS, L.F.C. Zoneamento Agroecológico do Município de Ilhéus, Bahia. Ilhéus: CEPLAC-CEPEC. 2003.

EMBRAPA. Zoneamento Agroecológico do Estado do Rio de Janeiro. Disponível em , [acesso em 22 de Mai 2013].‎

FAO. Zonificación agro-ecológica: guia general. Roma: FAO, 1997.

CAMARGO, A.; PINTO, H.S.; PEDRO, J.R.M.J.; BRUNINI, O.; ALFONSI, A.A.; ORTOLANI, A.A. Aptidão climática de culturas agrícolas. Campinas: Instituto Agronômico, 1974.

ALFONSI, R.R.; PEDRO JUNIOR, M.J.; CAMARGO, M.B.P.; ORTOLANI, A.A.; BRUNINI, O.; CHIAVEGATTO, O.M.D.P. Zoneamento agroclimático e probabilidade de atendimento hídrico para as culturas de soja, milho, arroz de sequeiro e feijão no estado de São Paulo. Bol. Cient. Inst. Agron. Campinas, n. 37, p. 1-8, 1995.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em www.ibge.gov.br, [acesso em 20 de Mai 2013].

LEPSCH, I.F. Manual para levantamento utilitário do meio físico e classificação das terras no sistema de capacidade de uso. Campinas: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 1983.

ITESP. Estudo Socioeconômico e ambiental do Município de Capão Bonito. Capão Bonito: ITESP, 2003.

AB’SABER, A.N. Os danos socioambientais da monocultura do eucalipto no Espírito Santo e na Bahia. Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo, 2001.

METZGER, J.P. O que é ecologia de paisagens? Biota Neotropica, v. 1, n.1, p. 1-9, 2001.

LIMA, W.P. Impacto ambiental do eucalipto. São Paulo: EDUSP, 1996.

Downloads

Publicado

2015-12-30

Como Citar

Navas, R., Galvão, A. V. O., & Silva, R. J. (2015). O ZONEAMENTO AGROECOLÓGICO COMO FERRAMENTA DE ANÁLISE DA PAISAGEM: O CASO DO MUNICÍPIO DE CAPÃO BONITO - SÃO PAULO. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 2(2). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/367

Edição

Seção

Artigos Originais Ciências Agrárias