AVALIAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE DE UMA ESCOLA TÉCNICA AGRÍCOLA POR MEIO DE INDICADORES
Resumo
O conceito de desenvolvimento sustentável surgiu no final do século XX como uma forma de desenvolvimento com uso racional dos recursos naturais, sem agressão ao meio ambiente e sua conservação para as futuras gerações. Avaliar a sustentabilidade de uma atividade ou de uma área permite identificar pontos críticos de produção e desenvolver ações para minimizar os impactos. Dentre os métodos utilizados para esta avaliação, os indicadores se apresentam como uma ferramenta vantajosa. Assim, o objetivo deste trabalho foi desenvolver indicadores de sustentabilidade para avaliar as atividades desenvolvidas na Escola Técnica Estadual Prof. Edson Galvão, localizada no município de Itapetininga – SP em conjunto com os discentes do Curso Técnico em Agropecuária. A metodologia baseou-se no método MESMIS e foi elaborado em atividade didática com os alunos. Foram utilizados 35 indicadores, contemplando aspectos ambientais, econômicos, sociais e políticos. Mesmo a Escola possuindo a maior parte de sua área com vegetação nativa, algumas atividades estão com nível crítico de sustentabilidade, havendo necessidade da realização de ações para as mesmas. O método utilizado foi apropriado para avaliar a sustentabilidade de sistemas e mostrou-se viável para atuação com o corpo discente, permitindo uma visão integradora do sistema.
Referências
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