AVALIAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE DE UMA ESCOLA TÉCNICA AGRÍCOLA POR MEIO DE INDICADORES

Autores

  • Rafael Navas Universidade Federal de Alagoas - Centro de Ciências Agrárias
  • Andrea Yumi Sugishita Kanikadan Professora Universidade Federal de Alagoas
  • Rodrigo Jesus Silva Universidade Federal do Acre

Resumo

O conceito de desenvolvimento sustentável surgiu no final do século XX como uma forma de desenvolvimento com uso racional dos recursos naturais, sem agressão ao meio ambiente e sua conservação para as futuras gerações. Avaliar a sustentabilidade de uma atividade ou de uma área permite identificar pontos críticos de produção e desenvolver ações para minimizar os impactos. Dentre os métodos utilizados para esta avaliação, os indicadores se apresentam como uma ferramenta vantajosa. Assim, o objetivo deste trabalho foi desenvolver indicadores de sustentabilidade para avaliar as atividades desenvolvidas na Escola Técnica Estadual Prof. Edson Galvão, localizada no município de Itapetininga – SP em conjunto com os discentes do Curso Técnico em Agropecuária. A metodologia baseou-se no método MESMIS e foi elaborado em atividade didática com os alunos. Foram utilizados 35 indicadores, contemplando aspectos ambientais, econômicos, sociais e políticos. Mesmo a Escola possuindo a maior parte de sua área com vegetação nativa, algumas atividades estão com nível crítico de sustentabilidade, havendo necessidade da realização de ações para as mesmas. O método utilizado foi apropriado para avaliar a sustentabilidade de sistemas e mostrou-se viável para atuação com o corpo discente, permitindo uma visão integradora do sistema.

Biografia do Autor

Rafael Navas, Universidade Federal de Alagoas - Centro de Ciências Agrárias

Eng. agrônomo Dr. Ecologia Aplicada, Professor da Universidade Federeal de Alagoas

Andrea Yumi Sugishita Kanikadan, Professora Universidade Federal de Alagoas

Departamento de Administração

Rodrigo Jesus Silva, Universidade Federal do Acre

Universidade Federeal do Acre

Referências

BELLEN, H. M. V. Desenvolvimento sustentável: uma descrição das principais ferramentas de avaliação. Ambiente e Sociedade, v.7, n.1, pp. 67-87, jan./jul. 2004.

COMISSÃO MUNDIAL SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO. Nosso futuro comum. 2ª Edição, Rio de Janeiro. Editora da Fundação Getúlio Vargas, 430 p., 1991.

VERONA, L. A. E.; CASALINHO, H.; MASERA, O. U.; GALVÁN, Y. U.; CORRÊA, I; SCHWENGBER, J. Uso de indicadores compostos na análise da sustentabilidade de agroecossistemas de base familiar na região sul do Rio Grande do Sul. Resumos do V CBA - Sociedade e Natureza, 2007.

DEPONTI, C. M.; ECKERT, C.; AZAMBUJA, J. L. B. Estratégia para construção de indicadores para avaliação da sustentabilidade e monitoramento de sistemas. Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, v.3, n.4, pp. 44-52, out./dez. 2002.

Downloads

Publicado

2016-07-16

Como Citar

Navas, R., Kanikadan, A. Y. S., & Silva, R. J. (2016). AVALIAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE DE UMA ESCOLA TÉCNICA AGRÍCOLA POR MEIO DE INDICADORES. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 3(1). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/490

Edição

Seção

Relatos de Experiência