A APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA PRÁTICA DOCENTE NOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NO NORTE DO PIAUÍ
Palabras clave:
Metodologia Ativa. Prática Docente. TDIC. TIC.Resumen
Introdução – As metodologias ativas de aprendizagem são instrumentos marcados pela transição do ensino tradicional para uma prática baseada na eficiência do processo de ensino e aprendizagem. Nos cursos da área de gestão e negócios diversas técnicas de metodologias ativas têm como objetivos trabalhar questões da realidade, solucionando problemas do dia a dia das organizações. Objetivo – discutir acerca da utilização de práticas pedagógicas pautadas em técnicas de metodologias ativas pelos docentes dos cursos de administração e contabilidade de uma IES no Norte do Piauí. Metodologia – Tratou-se de uma pesquisa aplicada, quali-quantitativa e descritiva, classificou-se quanto aos objetivos técnicos como pesquisa documental realizada através do fornecimento de dados pelas coordenações dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da IES pesquisada. Resultados – Através da análise dos dados identificou-se que diante de um total de 12 agrupamentos de atividades, as técnicas mais abordadas na prática de ensino são: estudo de caso, debate e aprendizagem baseada em jogos. Constatou-se o aumento considerável de TDIC’s no período da pandemia de Covid-19, assim como a baixa utilização de TDIC’s nos semestres 2019.1 e 2019.2. Conclusão – Diante de um cenário onde surgem constantemente novas técnicas de métodos ativos de aprendizagem e levando em consideração a própria evolução da Educação 5.0, ressalta-se a necessidade, por parte dos docentes, de acompanhar esse ritmo utilizando-se de um aprofundamento das ideias que já possuem acerca da aplicação de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação como ferramentas de metodologias ativas.
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