A APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA PRÁTICA DOCENTE NOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NO NORTE DO PIAUÍ

Autores/as

  • Aline Kárem Santos Carvalho Pós-graduada em Docência do Ensino Superior e em Comunicação Empresarial e Marketing Digital na Cristo Faculdade do Piauí-Piripiri.
  • Anne Heracléia de Brito e Silva Doutoranda em Ensino pela A Universidade do Vale do Taquari-Rio Grande do Sul. Docente da Cristo Faculdade do Piauí – CHRISFAPI, PIRIPIRI.
  • Laíse do Nascimento Silva laise Estudante do curso superior Bacharelado em Administração pelo Instituto Federal do Piauí, Campus Piripiri
  • Ronielle Medeiros Rocha Mestrando em Administração e Controladoria Universidade Federal do Ceará- UFC.

Palabras clave:

Metodologia Ativa. Prática Docente. TDIC. TIC.

Resumen

Introdução – As metodologias ativas de aprendizagem são instrumentos marcados pela transição do ensino tradicional para uma prática baseada na eficiência do processo de ensino e aprendizagem. Nos cursos da área de gestão e negócios diversas técnicas de metodologias ativas têm como objetivos trabalhar questões da realidade, solucionando problemas do dia a dia das organizações. Objetivo – discutir acerca da utilização de práticas pedagógicas pautadas em técnicas de metodologias ativas pelos docentes dos cursos de administração e contabilidade de uma IES no Norte do Piauí. Metodologia – Tratou-se de uma pesquisa aplicada, quali-quantitativa e descritiva, classificou-se quanto aos objetivos técnicos como pesquisa documental realizada através do fornecimento de dados pelas coordenações dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da IES pesquisada.  Resultados – Através da análise dos dados identificou-se que diante de um total de 12 agrupamentos de atividades, as técnicas mais abordadas na prática de ensino são: estudo de caso, debate e aprendizagem baseada em jogos. Constatou-se o aumento considerável de TDIC’s no período da pandemia de Covid-19, assim como a baixa utilização de TDIC’s nos semestres 2019.1 e 2019.2. Conclusão – Diante de um cenário onde surgem constantemente novas técnicas de métodos ativos de aprendizagem e levando em consideração a própria evolução da Educação 5.0, ressalta-se a necessidade, por parte dos docentes, de acompanhar esse ritmo utilizando-se de um aprofundamento das ideias que já possuem acerca da aplicação de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação como ferramentas de metodologias ativas.

Biografía del autor/a

Aline Kárem Santos Carvalho, Pós-graduada em Docência do Ensino Superior e em Comunicação Empresarial e Marketing Digital na Cristo Faculdade do Piauí-Piripiri.

Pós-graduada em Docência do Ensino Superior e em Comunicação Empresarial e Marketing Digital na Cristo Faculdade do Piauí.

Anne Heracléia de Brito e Silva, Doutoranda em Ensino pela A Universidade do Vale do Taquari-Rio Grande do Sul. Docente da Cristo Faculdade do Piauí – CHRISFAPI, PIRIPIRI.

Doutoranda em Ensino pela A Universidade do Vale do Taquari-Rio Grande do Sul. Autora e organizadora de livros nas áreas- saúde, educação e social. Mestre em Gestão Pública pela FEAD; Pós- graduada em Psicologia da Educação ( UFPI), em Psicopedagogia Clinica e Institucional pela CHRISFAPI, em Docência do Ensino Superior ( CHRISFAPI); Bacharela em Psicologia ( FACIME/UESPI); Licenciada em Ciências Biológicas ( UESPI-campus PIRIPIRI). Atualmente trabalha no Educandário Cristo como Psicóloga Escolar desde 2006 e Docente ( cursos de graduações e pós-graduação) na CHRISFAPI desde 2007. Experiências nas áreas educacional, clínica e comunitária. É acadêmica do curso de Bacharelado em Direito pela CHRISFAPI e Doutoranda em Ensino pela UNIVATES.

Laíse do Nascimento Silva laise, Estudante do curso superior Bacharelado em Administração pelo Instituto Federal do Piauí, Campus Piripiri

Estudante do curso superior Bacharelado em Administração pelo Instituto Federal do Piauí, Campus Piripiri.

Ronielle Medeiros Rocha, Mestrando em Administração e Controladoria Universidade Federal do Ceará- UFC.

Mestrando em Administração e Controladoria Universidade Federal do Ceará- UFC. Docente na Cristo Faculdade do Piauí- CHRISFAPI, PIRIPIRI.

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Publicado

2021-06-29

Cómo citar

Aline Kárem Santos Carvalho, Anne Heracléia de Brito e Silva, laise, L. do N. S., & Ronielle Medeiros Rocha. (2021). A APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA PRÁTICA DOCENTE NOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NO NORTE DO PIAUÍ. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 8(1), 331–351. Recuperado a partir de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/4743

Número

Sección

Ciências Humanas