REPRESENTAÇÃO DA FONTE DE HERON: INSTRUMENTO MEDIADOR NA COMPREENSÃO DE CONCEITOS FÍSICOS

Autores/as

  • Marinildo Barreto de Leão UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)
  • Elizabeth Tavares Pimentel UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)

Palabras clave:

EXPERIMENTAÇÃO

Resumen

A fonte de Heron é considerada como uma das principais invenções desenvolvida pelo físico e escritor Heron de Alexandria, existem pouquíssimos estudos que abordem sobre a fonte. No tocante ao cenário educacional, esta pode ser usada experimentalmente para potencializar o processo de ensino e aprendizagem. O objetivo deste trabalho é mostrar que a Fonte de Heron construída com materiais recicláveis, funciona basicamente por energia potencial gravitacional e diferença de pressão, além de evidenciar que a diferença de diâmetro das mangueiras usadas leva a diferentes vasões. A metodologia adotada baseia-se em pesquisa bibliográfica, aplicação de experimento e questionário. Tem-se como proposta a construção de uma fonte, com material alternativo (garrafas pet e mangueira de plástico), fazendo apresentação da fonte em funcionamento aos estudantes. Os resultados mostram que 66,6% dos alunos da 1ª série do Ensino Médio (turma 11), da escola em estudo, nunca tiveram aulas em laboratório.

Citas

[1] PIUBÉLI, U.G.; PIBÉLI, S. L. Fonte de Heron. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 21, n. especial, p. 97-102, 2004. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/viewFile/9994/14541. Acesso em: 31 jan. 2021.
[2] OLIVEIRA, C. A. M. de. Os Teoremas de Stewart e de Heron e o Cálculo da área de um triângulo em função dos lados. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2014.
[3] SOUZA, J. R. M. A experiência da Fonte de Heron no Ensino Médio. Disponível em: https://pantheon.ufrj.br/bitstream/11422/2911/1/Jorge%20Romero%202005.pdf. Acesso em: jan. 2021.
[4] FERRO, M da. G.D.; PAIXÃO, M do. S.S.L. Psicologia da Aprendizagem: Fundamentos teóricos Metodológicos dos Processos de Construção do Conhecimento, Edufpi, Teresinha, 2017.
[5] BARBOSA, P. M. O estudo da Geometria. Revista Benjamin Constant, v. 25, 2003.
[6] SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. Cortez, São Paulo, 2007. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3480016/mod_label/intro/SEVERINO_Metodologia_do_Trabalho_Cientifico_2007.pdf. Acesso em: 30 jan. 2021.
[7] GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Método de Pesquisa. Editora da UFRGS, Porto Alegre, 2009. Disponível em: http://www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad005.pdf. Acesso em: 31 jan. 2021.
[8] GEE, J.P. What Games have to teach us about learning and literacy. New York, Palgrave MacMillan, 2007. Disponível em: https://blog.ufes.br/kyriafinardi/files/2017/10/What-Video-Games-Have-to-Teach-us-About-Learning-and-Literacy-2003.-ilovepdf-compressed.pdf. Acesso em: 01 jan. 2021.
[9] LEIRIA, T. F.; MATARUCO, S. M. C. O papel das atividades experimentais no processo de ensino-aprendizagem de Física. Educere, Paranavaí, Paraná, 2015. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/18234_8366.pdf. Acesso em: 01 jan. 2021.
[10] GOMES, A. V., AMARAL, E. M de. S., PRADO, R. J. Determinação da densidade de líquidos imiscíveis pelo princípio de Stevin. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 41, n.3, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbef/v41n3/1806-9126-RBEF-41-3-e20180313.pdf. Acesso em: 01 jan. 2021.
[11] Hoffmann, J.L. O Panorama de uso da experimentação no ensino da física em municípios da região oeste do Paraná: uma análise dos desafios e das possibilidades. Dissertação (mestrado em Educação), Universidade Estadual do Oeste do Paraná, 2017. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/dissertacoes_teses/dissertacao_jairo_luiz_hoffmann.pdf. Acesso em: 31 jan. 2021.
[12] PEREIRA, L. F et al. Uma Experiência de ensino de astronomia no 6º ano do ensino fundamental. Experiência em Ensino de Ciência, v. 12, n. 7, 2017. Disponível em: https://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID420/v12_n7_a2017.pdf. Acesso em: 31 jan. 2021.

Publicado

2021-09-04

Cómo citar

Barreto de Leão, M., & Pimentel, E. T. (2021). REPRESENTAÇÃO DA FONTE DE HERON: INSTRUMENTO MEDIADOR NA COMPREENSÃO DE CONCEITOS FÍSICOS. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 8(2), 119–131. Recuperado a partir de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/4687

Número

Sección

Artigos Originais Ciências Exatas e da Terra