REPRESENTAÇÃO DA FONTE DE HERON: INSTRUMENTO MEDIADOR NA COMPREENSÃO DE CONCEITOS FÍSICOS

Autores

  • Marinildo Barreto de Leão UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)
  • Elizabeth Tavares Pimentel UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)

Palavras-chave:

EXPERIMENTAÇÃO

Resumo

A fonte de Heron é considerada como uma das principais invenções desenvolvida pelo físico e escritor Heron de Alexandria, existem pouquíssimos estudos que abordem sobre a fonte. No tocante ao cenário educacional, esta pode ser usada experimentalmente para potencializar o processo de ensino e aprendizagem. O objetivo deste trabalho é mostrar que a Fonte de Heron construída com materiais recicláveis, funciona basicamente por energia potencial gravitacional e diferença de pressão, além de evidenciar que a diferença de diâmetro das mangueiras usadas leva a diferentes vasões. A metodologia adotada baseia-se em pesquisa bibliográfica, aplicação de experimento e questionário. Tem-se como proposta a construção de uma fonte, com material alternativo (garrafas pet e mangueira de plástico), fazendo apresentação da fonte em funcionamento aos estudantes. Os resultados mostram que 66,6% dos alunos da 1ª série do Ensino Médio (turma 11), da escola em estudo, nunca tiveram aulas em laboratório.

Referências

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Publicado

2021-09-04

Como Citar

Barreto de Leão, M., & Pimentel, E. T. (2021). REPRESENTAÇÃO DA FONTE DE HERON: INSTRUMENTO MEDIADOR NA COMPREENSÃO DE CONCEITOS FÍSICOS. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 8(2), 119–131. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/4687

Edição

Seção

Artigos Originais Ciências Exatas e da Terra