JOGOS DE LINGUAGEM NO ENSINO DE LÓGICA
Palabras clave:
Lógica matemática, Wittgenstein, Jogos de linguagemResumen
Este ensaio apresenta de forma sucinta um histórico da lógica formal e sua evolução para a lógica matemática ou simbólica. Discorre acerca das escolas filosóficas da matemática relacionando-as com a lógica matemática, buscando incorporar as ideias de Ludwig Wittgenstein, tanto da primeira fase, quanto da segunda fase de sua filosofia, em especial, os jogos de linguagem pensados, neste texto, como uma metodologia de ensino de lógica. Reforça o ensino de lógica matemática no curso de licenciatura em matemática, sob a justificativa de que, a lógica matemática deve ser ministrada com o intuito de fornecer ferramentas de argumentação para o futuro professor, por meio dos jogos de linguagem, no sentido de construir significados e conceitos inerentes a sua forma de vida.
Citas
ALMOULOUD, Saddo Ag; SILVA, Maria José Ferreira da; FUSCO, Cristiana Abud da Silva. Provar e demonstrar: um espinho nos processos de ensino e aprendizagem da matemática. In: Revista Paranaense de Educação Matemática. Campo Mourão - PR, v.1, n.1, jul-dez. 2012. pp. 22-41.
ALVES, Vitorino de sousa. A Filosofia da Matemática em Wittgenstein. Revista Portuguesa de Filosofia, vol. 45, n. 2, 1989, pp. 161–188. Disponível em: . Acesso em: 25 mar. 2017.
BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. GARNICA, Antonio Vicente Marafioti. Filosofia da Educação Matemática. 4 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.
COSTA, Newton C. A. Introdução aos fundamentos da matemática. 3 ed. São Paulo: Editora Hucitec, 1992.
COSTA, Newton C. A. da. Lógica Indutiva e Probabilidade. 3 ed. São Paulo: Hucitec, 2008.
GLOCK, Hans-Johann. Dicionário Wittgenstein. Tradução: Helena Martins. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1998.
GOTTSCHALK, Cristiane Maria Cornélia. Uma concepção pragmática do ensino e aprendizagem. Revista Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 33, n. 3, p. 459-470. set./dez. 2007.
HAACK, Susan. Filosofia das lógicas. Tradução: Cezar Augusto Mortari, Luiz Henrique de Araújo Dutra. São Paulo: Editora Unesp, 2002.
MACHADO, Nilson José. CUNHA, Maria Ortegosa da. Lógica e linguagem cotidiana – verdade, coerência, comunicação, argumentação. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. p. 12-14.
MORTARI, Cezar A. Introdução à lógica. 2 ed. São Paulo: Editora Unesp, 2016.
SILVEIRA, Marisa Rosâni Abreu da et al. Reflexões acerca da contextualização dos conteúdos no ensino de matemática. Currículo sem Fronteiras. v. 14, n. 1, p. 151-172, jan./abr. 2014.
SILVEIRA, Marisa Rosâni Abreu da. Matemática, discurso e linguagens: contribuições para a educação matemática (Coleção contextos da ciência). São Paulo: Editora Livraria da Fisica, 2015.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA – SBEM. Subsídios para a Discussão de Propostas para os Cursos de licenciatura em Matemática: Uma contribuição da Sociedade Brasileira de Educação Matemática. São Paulo, 2003, 43f. Disponível em: <https://www.academia.edu/4256113/SUBSC3%8DDIOS_PARA_A_DISCUSSC3%83O_De_Propostas_Para_Os_Cursos_De_Licenciatura>. Acesso em: 23 ago. 2016.
WITTGENSTEIN, LUDWIG. Investigações Filosóficas. Tradução: José Carlos Bruni. São Paulo: Editora Nova Cultural, 1999.
WITTGENSTEIN, LUDWIG. Tractatus Lógico-Philosophicus. Tradução: José Arthur Giannotti. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1968.