A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM UM CENÁRIO DE PANDEMIA: REFLEXÕES DOCENTES
Palabras clave:
EJA, Cenário de Pandemia, Educação remotaResumen
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem sido historicamente negligenciada pelas políticas públicas no âmbito brasileiro. Tal segmento constitui uma modalidade da educação básica, que tem por base propiciar um espaço de dignificação daqueles que foram excluídos da vida escolar e que buscam pelo acesso à educação e a cidadania. Considerando que refletir sobre as experiências docentes é um modo de resistir para existir, o presente trabalho tem como objetivo discutir sobre desafios, possibilidades e perspectivas da EJA, a partir de diálogos com a literatura especializada e de uma experiência docente remota no âmbito do Ensino de Química. Nossas discussões partem de um cenário de pandemia e têm como aporte teórico uma perspectiva de educação crítico-transformadora, pautada em pressupostos freireanos. Observamos que, para além das diferentes realidades culturais, etárias e sociais existentes no contexto da EJA, há uma série de novos desafios que são colocados mediante a crise decorrente da pandemia da Covid-19.
Citas
SILVA FILHO, J. G. da.; MONTALVÃO NETO, A. L. & ROCHA, G. G. S. da. A produção acadêmica sobre o ensino remoto emergencial (ERE) em meio a pandemia da Covid-19: perspectivas e tendências. In: Escritos de educação [recurso eletrônico]: perspectivas e tendências. 2020. Organizadores: Jenerton Arlan Schütz et al. Cruz Alta: Ilustração.
HODGES, C.; MOORE, S.; LOCKEE, B.; TRUST, T. & BOND, A. The Difference Between Emergency Remote Teaching and Online Learning. Educause Review, 2020. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remoteteaching-and-online-learning. Acesso em: 28 set. 2020.
SHIMAZAKI, E. M.; MENEGASSI, R. J. & FELLINI, D. G. N. Ensino remoto para alunos surdos em tempos de pandemia. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, p.1-17, 2020.
MONTALVÃO NETO, A. L.; ROCHA, G. G. S. DA.; SILVA FILHO, J. G. DA. & SILVA, F. V. DA. Enem para quem? O ensino remoto e o Plano de Estudos Tutorado (PET) do Estado de Minas Gerais. In: Um olhar sobre a educação contemporânea [recurso eletrônico]: abrindo horizontes, construindo caminhos. 2020. Organizadores: Jenerton Arlan Schütz et al. Cruz Alta: Ilustração.
PALUDO, C.; SANTOS, M. G. C. DOS S. & TADDEI, P. E. D. Atualidade brasileira: a democracia substantiva e a Pedagogia do Oprimido. Educação, Porto Alegre, v. 42, n. 3, p. 396-407, 2019.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 18. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1988.
FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.
ROSA, C. DE M.; LOPES, N. F. M. L. & CARBELLO, S. R. C. Expansão, democratização e a qualidade da educação básica no Brasil. Poiésis Pedagógica, Catalão, v. 13, n. 1, p. 162‐179, 2015.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. 2. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
RIBEIRO, P. R. M. História da Educação Escolar no Brasil: notas para uma reflexão. Paidéia, Ribeirão Preto, n. 4, 1993.
SILVA, G. S.; TOLEDO, J. F. DE.; SILVA, R. & MAIA, M. A. G. Educação de Jovens e Adultos. In: XII Encontro Latino Americano de Iniciação Científica, 8., 2008, Anais [...]. São José dos Campos, SP, 2008. Disponível em: http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2008/anais/arquivosINIC/INIC1248_02_A.pdf. Acesso em 08 jun. 2020. 2008.
Silva, J. V. F. dos S.; Leite, J. de D. L. & Berlanda, H. M. M. Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Araguaína/TO: das narrativas de ensino e de aprendizagem produzidas pelos alunos. Revista Húmus, v. 10, n. 29, 2020.
HADDAD, S. & DI PIERRO, M. C. Escolarização de jovens e adultos. Revista Brasileira de Educação, n. 14, 2000.
ANDREOLA, B. A. Radicalidade ética da Pedagogia do Oprimido. La Salle: Revista de Educação, Ciência e Cultura, v. 13, n.1, 2008.
ACCIOLY, I. Pandemia e barbárie contribuições freireanas para a luta popular no Brasil. Educazione Aperta, n. 7, 2020.
SOARES, L. J. G. & PEDROSO, A. P. F. Dialogicidade e a formação de educadores na EJA: as contribuições de Paulo Freire. Educação Temática Digital, v. 15, n. 2, p. 250-263, 2013.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
VIEIRA, L. M.; NUNES, M. A. C. Aprendizagem significativa de Física moderna na Educação de Jovens e Adultos: revisão integrativa. Revista Eletrônica Pesquiseduca, v. 11, n. 24, p. 265-275, 2019.
MONTALVÃO NETO, A. L. Discursos de Genética em Livro Didático: Implicações para o Ensino de Biologia. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós- graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, SC, 2016.
SANTOS, P. O.; BISPO, J. DOS S. & OMENA, M. L. R. DE A. O Ensino de Ciências Naturais e Cidadania sob a ótica de professores inseridos no Programa de Aceleração de aprendizagem da EJA – Educação de Jovens e Adultos. Ciência & Educação, v. 11, n. 3, p. 411- 426, 2005.
RODRIGUES, V. A. B.; VON LINSINGEN, I.; CASSIANI, S. Formação cidadã na Educação Científica e Tecnológica: olhares críticos e decoloniais para as abordagens CTS. Revista Educação e Fronteiras, v. 9, n. 25, p. 71-91, jan./abr. 2019.
GIRALDI, P. M. Leitura e escrita no ensino de ciências: espaços para a produção de autoria. 2010. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós- graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, SC, 2010.
ARAÚJO, T. DE O. R. & SILVA, M. D. F. da. Das motivações ao referencial teórico: os caminhos para consolidar uma pesquisa sobre Educação de Jovens e Adultos e o uso das tecnologias digitais. REMATEC: Revista de Matemática, Ensino e Cultura, v.15, p. 61-78, 2020.
Descargas
Publicado
Versiones
- 2021-07-06 (2)
- 2021-06-29 (1)