O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA PRECOCES COM INDICATIVOS DE ALTAS HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO CEAM/AHS

Autores/as

  • Priscilla Basmage Lemos Drulis Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul - UEMS
  • Antonio Sales Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul - UEMS
  • Eliane de Fátima Alves de Morais Fraulob Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades/Superdotação - CEAM/AHS

Palabras clave:

Identificação de Altas Habilidades. Precocidade. Educação especial.

Resumen

O Atendimento Educacional Especializado – AEE para os estudantes precoces com indicativos de Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) oferecido pelo Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades/Superdotação (CEAM/AHS) em Campo Grande – MS, tem como finalidade identificar e promover o AEE para crianças precoces com comportamentos de AH/SD e efetivar a avaliação formal para AH/SD. Com a potencialização da demanda de atendimento e avaliação às crianças precoces, que vêm apresentando indicativos de AH/SD, encaminhadas ao AEE, o CEAM/AHS identificou a necessidade da reestruturação do AEE e da avaliação formal, pautado em uma estrutura pedagógica, tendo como basilar os princípios filosóficos da educação inclusiva com objetivo do desenvolvimento das potencialidades não deixando de reconhecer o precoce como uma criança que tem suas peculiaridades e suas necessidades próprias da infância. Esse relato tem embasamento em fontes obtidas por meio da coleta de dados constatados na prática quanto aos dados dos precoces no CEAM/AHS, tendo como suporte a legislação e textos dos autores como Chacon, Martins, Renzulli, Gardner, entre outros.

Biografía del autor/a

Priscilla Basmage Lemos Drulis, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul - UEMS

Licenciada em Pedagogia. Pós- graduada em Psicopedagogia e Educação Especial e Mestranda em Educação na  Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Professora do AEE aos precoces no CEAM/AHS. Campo Grande - MS. Brasil  http://lattes.cnpq.br/0014746249356487

 

Antonio Sales , Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul - UEMS

Doutor em Educação. Docente Sênior do Programa de Mestrado Profissional em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e Professor no Mestrado em Ensino de Ciência  e Matemática da Uniderp/Anhanguera. Campo Grande - MS. Brasil http://lattes.cnpq.br/4297904237292516 

Eliane de Fátima Alves de Morais Fraulob , Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades/Superdotação - CEAM/AHS

Graduação em Letras - Faculdades Integradas de Naviraí - FINAV - Naviraí (MS) (2000) e graduação em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2015). Especialização em Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva pela Universidade estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), especialização também, em Psicopedagogia e Língua Portuguesa. Atualmente na Gerência Pedagógica do Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades/Superdotação (CEAM/AHS) - Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul. Campo Grande - MS. Brasil http://lattes.cnpq.br/1374821382992931

Citas

[1] MATO GROSSO DO SUL. Decreto nº 14.786, de 24 de julho de 2017. Cria o Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades/Superdotação (CEAM/AHS), com sede no Município de Campo Grande. Diário Oficial n. 9.457, Campo Grande, MS, 25 jul. 2017.

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[18] MOREIRA, M. A. O que é afinal aprendizagem significativa? Revista cultural La Laguna Espanha, 2012. Disponível em: http://moreira.if.ufrgs.br/oqueeafinal.pdf. Acesso em: 22/10/2020, p. 2.

Publicado

2021-06-29

Cómo citar

Basmage Lemos Drulis, P., Sales , A. ., & de Fátima Alves de Morais Fraulob , E. . (2021). O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA PRECOCES COM INDICATIVOS DE ALTAS HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO CEAM/AHS. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 8(1), 977–986. Recuperado a partir de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/4470

Número

Sección

Relatos de Experiência