O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA PRECOCES COM INDICATIVOS DE ALTAS HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO CEAM/AHS
Palabras clave:
Identificação de Altas Habilidades. Precocidade. Educação especial.Resumen
O Atendimento Educacional Especializado – AEE para os estudantes precoces com indicativos de Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) oferecido pelo Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades/Superdotação (CEAM/AHS) em Campo Grande – MS, tem como finalidade identificar e promover o AEE para crianças precoces com comportamentos de AH/SD e efetivar a avaliação formal para AH/SD. Com a potencialização da demanda de atendimento e avaliação às crianças precoces, que vêm apresentando indicativos de AH/SD, encaminhadas ao AEE, o CEAM/AHS identificou a necessidade da reestruturação do AEE e da avaliação formal, pautado em uma estrutura pedagógica, tendo como basilar os princípios filosóficos da educação inclusiva com objetivo do desenvolvimento das potencialidades não deixando de reconhecer o precoce como uma criança que tem suas peculiaridades e suas necessidades próprias da infância. Esse relato tem embasamento em fontes obtidas por meio da coleta de dados constatados na prática quanto aos dados dos precoces no CEAM/AHS, tendo como suporte a legislação e textos dos autores como Chacon, Martins, Renzulli, Gardner, entre outros.
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