ESTÁGIO OBRIGATÓRIO EM EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL

ÉTICA EM TEMPO DE PANDEMIA

Autores/as

  • José Paulo dos Santos Rosas de Castro Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Rita de Fátima da Silva Rosas de Castro Universidade federal do Mato Grosso do Sul

Palabras clave:

Estágio, Pandemia, Formação de professores, Ética

Resumen

Este relato de experiência convida a comunidade acadêmica a refletir, sobre a efetiva transversalidade da ética na educação pública. Assim, julgamos oportuno proporcionar uma triangulação de saberes,
estabelecidos pela vivência, pela análise de conteúdo do relatório final do estágio e por uma pesquisa  bibliográfica, de forma a responder à nossa principal questão: Identificaríamos, na educação escolar, atividades pedagógicas direcionadas ao desenvolvimento das habilidades éticas? As habilidades éticas, compreendidas como parte da argamassa que nos une na cidadania, tornam-se um objeto de conhecimento essencial para o desenvolvimento de nossas competências morais e a escola pública torna-se um dos principais meios de construção da moral comunitária. O nosso trabalho levou-nos à conclusão de que a ética não é abordada dentro das escolas públicas, nem transversalmente, tanto nas didáticas educacionais quanto nas atividades pedagógicas, conforme as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais de 1997. A teoria da ética se esvaziou dos planejamentos pedagógicos e dos conteúdos didáticos, não sendo mais encontrada nas atividades escolares. Nossa ação educativa deve voltar a olhar para a ética como um conteúdo imprescindível dos nossos planejamentos pedagógicos, e começar a fazer parte de nossas atividades de ensino. Se isto não acontecer, iremos aumentar ainda mais o fenômeno das desimportâncias no século XXI.

Biografía del autor/a

José Paulo dos Santos Rosas de Castro, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Graduando em Pedagogia pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, membro do grupo de pesquisa GEPA LABAC.

Rita de Fátima da Silva Rosas de Castro, Universidade federal do Mato Grosso do Sul

Pedagoga pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Professora de Educação Física pela Faculdade Adventista de Hortolândia. Especialista em Educação Especial. Possui mestrado e doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em: Educação Especial, metodologia de pesquisa , gestão escolar e Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão educacional, pessoa em condição de deficiência, formação do professor, deficiência e educação física inclusiva, metodologia da pesquisa, iniciação científica, Braile, gestão empresarial e inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Em seu estudo de pós doutoramento na Universidade de Barcelona, reflete sobre o multiculturalismo na região de fronteira Brasil/Paraguai, Os fenômenos evidenciados são: identidade fronteiriça; aspectos relacionados ao multilinguismo; pessoas em condição de deficiência; inclusão; a escola fronteiriça e as relações estabelecidas nesse contexto; formação de professor(a) em região de fronteira. Tem buscado estabelecer uma rede de interação com pesquisadores de diversos lugares (por exemplo UNICAMP), propondo convênios, inclusive internacionais (Universidade de Barcelona), por meio do grupo de estudo e pesquisa que coordena. Considera importante a estreita interação entre a universidade e a escola, principalmente a pública, manteve de 2014 à 2019, projeto de extensão que abarcou os (as) professores(as) do Estado e do Município em atuação na Educação Especial e que se desenvolveu no Campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em Ponta Porã. Coordenou o Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul desde 2017 à 2020. Coordenou em Ponta Porã a especialização em Gestão Escolar oferecida pela UFMS em parceria com a Escola de Gestores em 2015/2016.

Citas

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Publicado

2023-09-17

Cómo citar

Rosas de Castro, J. P. dos S., & da Silva Rosas de Castro, R. de F. (2023). ESTÁGIO OBRIGATÓRIO EM EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL: ÉTICA EM TEMPO DE PANDEMIA. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 10(1), 194–203. Recuperado a partir de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/4467

Número

Sección

Relatos de Experiência

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