NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: UM MAPEAMENTO DA RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E SAÚDE NA CIDADE DE PONTA PORÃ/MS

Autores

  • José Paulo dos Santos Rosas de Castro Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Bianca Silva Centurion Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Martina Kieling Sebold Barros Rolim Universidade de Barcelona
  • Miguel Angel Torralba Jordan Universidade de Barcelona
  • Rita de Fátima da Silva Rosas de Castro Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Resumo

O estudo parte do princípio da inclusão das crianças com Necessidades Educacionais Especiais que carecem de intervenções na área médica. Buscou-se através de uma pesquisa exploratória e de campo, verificar os meios de identificação, diagnóstico e acompanhamento das crianças com Necessidades Educacionais Especiais, na cidade de Ponta Porã/MS . Para a coleta de dados, foram utilizados questionários aplicados em três âmbitos: 1. Estado: Núcleo de Educação Especial; 2. Município: Secretaria de Educação; 3. Escola: Sala de Recursos Multifuncionais. Os dados levantados na pesquisa deixam claro que o processo educacional é multifatorial. É possível afirmar que fatores externos à escola contribuem para que o educando se desenvolva de forma plena. Percebe-se a importância da conexão direta entre Educação, Saúde, Assistência Social e a família. Tais conexões são essenciais no processo educacional de quem apresenta Necessidades Educacionais Especiais.

Biografia do Autor

José Paulo dos Santos Rosas de Castro, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Graduando em Pedagogia pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, membro do grupo de pesquisa GEPA LABAC.

Bianca Silva Centurion, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Formação: Técnica de Enfermagem pela ETSUS (Escola Tecbica do SUS)e Graduação em Pedagogia pela UFMS Campus de Ponta Pora - MS. Atualmente trabalho como Técnica de Enfermagem no Hospital Regional de Ponta Pora

Martina Kieling Sebold Barros Rolim, Universidade de Barcelona

Professora na Universidade de Barcelona (ESP) e Universidade Pompeu i Fabra (ESP). Licenciada em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2002) (Bolsa Pibic-CNPq). Mestre também pela UDESC (bolsa CAPES) e mestre em Atividade Motriz e Educação pela Universidade de Barcelona (Espanha). Atualmente sou doutoranda na Escola de Doutorado da Universidade de Barcelona, na Faculdade de Educação. Como pesquisadora atua principalmente nos seguintes temas: psicologia do esporte, educação física escolar, estilo de vida, pedagogia do esporte, formação profissional e temas ligados a modalidade de voleibol.

Miguel Angel Torralba Jordan, Universidade de Barcelona

Professor titular do Departamento de Didáticas Aplicadas da Universidade de Barcelona; Diretor do Programa de Pós-Graduação da Universidade de Barcelona

Rita de Fátima da Silva Rosas de Castro, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Pedagoga pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Professora de Educação Física pela Faculdade Adventista de Hortolândia. Especialista em Educação Especial. Possui mestrado e doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em: Educação Especial, metodologia de pesquisa e Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão educacional, pessoa em condição de deficiência, formação do professor, deficiência e educação física inclusiva, metodologia da pesquisa, iniciação científica, Braile, gestão empresarial e inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Em seu estudo de pós doutoramento na Universidade de Barcelona, reflete sobre o multiculturalismo na região de fronteira Brasil/Paraguai, Os fenômenos evidenciados são: identidade fronteiriça; aspectos relacionados ao multilinguismo; pessoas em condição de deficiência; inclusão; a escola fronteiriça e as relações estabelecidas nesse contexto; formação de professor(a) em região de fronteira. Tem buscado estabelecer uma rede de interação com pesquisadores de diversos lugares (por exemplo UNICAMP), propondo convênios, inclusive internacionais (Universidade de Barcelona), por meio do grupo de estudo e pesquisa que coordena. Considera importante a estreita interação entre a universidade e a escola, principalmente a pública, mantendo desde 2014 projeto de extensão que abarca os (as) professores(as) do Estado e do Município em atuação na Educação Especial e que se desenvolve no Campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em Ponta Porã.

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Publicado

2019-08-01

Como Citar

Rosas de Castro, J. P. dos S., Centurion, B. S., Sebold Barros Rolim, M. K., Jordan, M. A. T., & Rosas de Castro, R. de F. da S. (2019). NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: UM MAPEAMENTO DA RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E SAÚDE NA CIDADE DE PONTA PORÃ/MS. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 6(1). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/2408

Edição

Seção

Ciências Humanas

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