ESTÁGIO OBRIGATÓRIO EM EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL
ÉTICA EM TEMPO DE PANDEMIA
Palavras-chave:
Estágio, Pandemia, Formação de professores, ÉticaResumo
Este relato de experiência convida a comunidade acadêmica a refletir, sobre a efetiva transversalidade da ética na educação pública. Assim, julgamos oportuno proporcionar uma triangulação de saberes,
estabelecidos pela vivência, pela análise de conteúdo do relatório final do estágio e por uma pesquisa bibliográfica, de forma a responder à nossa principal questão: Identificaríamos, na educação escolar, atividades pedagógicas direcionadas ao desenvolvimento das habilidades éticas? As habilidades éticas, compreendidas como parte da argamassa que nos une na cidadania, tornam-se um objeto de conhecimento essencial para o desenvolvimento de nossas competências morais e a escola pública torna-se um dos principais meios de construção da moral comunitária. O nosso trabalho levou-nos à conclusão de que a ética não é abordada dentro das escolas públicas, nem transversalmente, tanto nas didáticas educacionais quanto nas atividades pedagógicas, conforme as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais de 1997. A teoria da ética se esvaziou dos planejamentos pedagógicos e dos conteúdos didáticos, não sendo mais encontrada nas atividades escolares. Nossa ação educativa deve voltar a olhar para a ética como um conteúdo imprescindível dos nossos planejamentos pedagógicos, e começar a fazer parte de nossas atividades de ensino. Se isto não acontecer, iremos aumentar ainda mais o fenômeno das desimportâncias no século XXI.
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