NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: UM MAPEAMENTO DA RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E SAÚDE NA CIDADE DE PONTA PORÃ/MS
Abstract
O estudo parte do princípio da inclusão das crianças com Necessidades Educacionais Especiais que carecem de intervenções na área médica. Buscou-se através de uma pesquisa exploratória e de campo, verificar os meios de identificação, diagnóstico e acompanhamento das crianças com Necessidades Educacionais Especiais, na cidade de Ponta Porã/MS . Para a coleta de dados, foram utilizados questionários aplicados em três âmbitos: 1. Estado: Núcleo de Educação Especial; 2. Município: Secretaria de Educação; 3. Escola: Sala de Recursos Multifuncionais. Os dados levantados na pesquisa deixam claro que o processo educacional é multifatorial. É possível afirmar que fatores externos à escola contribuem para que o educando se desenvolva de forma plena. Percebe-se a importância da conexão direta entre Educação, Saúde, Assistência Social e a família. Tais conexões são essenciais no processo educacional de quem apresenta Necessidades Educacionais Especiais.
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