DO CURRÍCULO À PALAVRA DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
Resumen
O trabalho é fruto de uma pesquisa realizada com dois professores de Língua Portuguesa de cursos técnicos de nível médio de um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará-IFPA. Seus objetivos centram-se na compreensão dos problemas, afetando o processo de ensino-aprendizagem da expressão oral-escrita dos alunos nesse contexto de formação profissional. Buscamos fundamentação teórica sobre linguagem e ensino nos aportes vygotskianos e bakhtinianos, bem como de estudiosos representantes dessas duas correntes teóricas, dialogando com pesquisadores da educação profissional e tecnológica. Pesquisa qualitativa com objetivos exploratórios, revisão bibliográfica, análise documental e estudo de caso subsidiaram o trabalho. Seus resultados indicam falta de integração dos conteúdos linguísticos com as linguagens contemporâneas e com os eixos estruturantes do currículo integrado. Urge, portanto, atualização dos saberes de linguagem em sintonia com o que a sociedade hodierna espera do profissional técnico de nível médio.
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