DO CURRÍCULO À PALAVRA DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

Autores/as

  • Rivadavia Porto Cavalcante Instituto Federal do Tocantins - IFTO
  • Danilo Marcus Barros Cabral Instituto Federal do Tocantins - IFTO
  • Mary Lúcia Gomes Silveira de Senna Instituto Federal do Tocantins - IFTO
  • Weimar Silva Castilho Instituto Federal do Tocantins - IFTO

Resumen

O trabalho é fruto de uma pesquisa realizada com dois professores de Língua Portuguesa de cursos técnicos de nível médio de um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará-IFPA. Seus objetivos centram-se na compreensão dos problemas, afetando o processo de ensino-aprendizagem da expressão oral-escrita dos alunos nesse contexto de formação profissional.  Buscamos fundamentação teórica sobre linguagem e ensino nos aportes vygotskianos e bakhtinianos, bem como de estudiosos representantes dessas duas correntes teóricas, dialogando com pesquisadores da educação profissional e tecnológica. Pesquisa qualitativa com objetivos exploratórios, revisão bibliográfica, análise documental e estudo de caso subsidiaram o trabalho. Seus resultados indicam falta de integração dos conteúdos linguísticos com as linguagens contemporâneas e com os eixos estruturantes do currículo integrado. Urge, portanto, atualização dos saberes de linguagem em sintonia com o que a sociedade hodierna espera do profissional técnico de nível médio. 

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Publicado

2021-06-29

Cómo citar

Rivadavia Porto Cavalcante, Danilo Marcus Barros Cabral, Mary Lúcia Gomes Silveira de Senna, & Weimar Silva Castilho. (2021). DO CURRÍCULO À PALAVRA DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 8(1), 681–699. Recuperado a partir de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/4304

Número

Sección

Linguística, Letras e Artes