O SURDO E O CENTRO DE ATENÇÃO INTEGRADA À SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores/as

  • Paulo Alex Neves da Silva Universidade Federal de Goiás
  • Dolors Rodríguez-Martin Escola de Enfermagem da Universidade de Barcelona
  • Neuma Chaveiro Universidade Federal de Goiás/UFG

Resumen

Introdução: Considera-se deficiência auditiva a perda bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis ou mais aferida por audiograma nas frequências de 500Hz, 1.000Hz, 2.000Hz e 3.000Hz. Metodologia: Trata-se de estudo qualitativo, descritivo, do tipo relato de experiência realizado em Aparecida de Goiânia-GO no período de janeiro a outubro de 2019 com pessoas surdas. Resultados: O CAIS Nova era não conta com um profissional intérprete de Libras. A equipe multidisciplinar não tem fluência ou conhecimento básico em Libras para melhor atender o surdo. Aqueles surdos que conseguem fazer leitura labial e oralizam pouco, conseguem atendimento, restrito, mas conseguem. Os outros surdos que não tem essas habilidades costumam ser os mais prejudicados. Conclusão: Observou-se a deficiência nos atendimentos aos usuários surdos, sendo necessário o auxílio de um acompanhante, intérprete ou de outro profissional que saiba a Libras para intermediar a comunicação entre profissional e usuário.

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Publicado

2021-06-29

Cómo citar

Neves da Silva, P. A., Dolors Rodríguez-Martin, & Neuma Chaveiro. (2021). O SURDO E O CENTRO DE ATENÇÃO INTEGRADA À SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 8(1), 987–995. Recuperado a partir de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/4232

Número

Sección

Relatos de Experiência