"¿EVA VIO A LA UVA?" PENSANDO EL FRACASO ESCOLAR Y EL EDUCAR PARA LA LIBERTAD
Palabras clave:
Fracasso escolar, Educação formal, Políticas públicas educacionais.Resumen
Este artigo tem por objetivo compreender como o educar para liberdade está entrelaçado ao direito à educação e ao enfrentamento do fracasso escolar, a partir da consolidação de uma política pública de alfabetização pautada pela educação integral. Educar para liberdade, educação integral e auto(trans)formação são pontos de destaque do estudo, os quais tensionam o tema e alargam a compreensão sobre o tema alfabetização. Para tanto, desenvolve-se uma revisão bibliográfica, de abordagem qualitativa, envolvendo os seguintes referenciais: Fernández (2001), Freire (2005), Soares (2002; 2016), Piaget (1977) e Gadotti (2006). Resulta dessa revisão a concepção de que a compreensão do fracasso escolar é derivada de noções presentes em técnicas e estratégias que fazem parte da educação escolar formal, muitas vezes desconexas das condições e das complexidades que estão no entorno do processo de desenvolvimento da criança. Ao passo que é preciso fortalecer a noção de uma educação significativa para além de uma leitura da expressão “Eva viu a Uva”. É preciso pensar educação como processo de descoberta autônoma, como leitura de mundo complexa, histórica e problematizadora, principalmente na fase da alfabetização.
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