“EVA VIU A UVA?” PENSANDO O FRACASSO ESCOLAR E O EDUCAR PARA A LIBERDADE
Keywords:
Fracasso escolar, Educação formal, Políticas públicas educacionais.Abstract
Abstract: This article aims to understand how to educate for freedom is intertwined with the right to education and facing school failure from the consolidation of a public literacy policy guided by integral education. This article development a bibliographic review about qualitative approach, choosing for this the following authors: Fernández (2001), Freire (2005), Soares (2002; 2016), Piaget (1977) e Gadotti (2006). As result of this review the conception of scholar failure is derivate by techniques and strategies which have part of formal education. While is necessary strengthen the notion of significant education beyond the expression “Eva did see the grape?”. It is necessary think education as a process of own discovery, as a complex reading of the world which is historic and multifaceted, especially in the literacy phase.
Keywords: Scholar failure, Formal education, Education public policies.
References
[1] GULLINO, Daniel. Alfabetização e ensino domiciliar são metas do governo na Educação nos 100 primeiros dias. O Globo Educação. 2019. Disponível em: < https://m-oglobo-globo-com.cdn.ampproject.org/v/s/m.oglobo.globo.com/sociedade/educacao/alfabetizacao-ensino-domiciliar-sao-metas-do-governo-na-educacao-nos-100-primeiros-dias-23396321?versao=amp&usqp=mq331AQCCAA%3D&fbclid=IwAR2EbGSsmua31POvduIl27Qti6Wh4BQlIKQXiUSrBRg6M7lNraTIQzpY0Ac&_js_v=0.1#referrer=https%3A%2F%2Fwww.google.com&_tf=Fonte%3A%20%251%24s&share=https%3A%2F%2Foglobo.globo.com%2Fsociedade%2Feducacao%2Falfabetizacao-ensino-domiciliar-sao-metas-do-governo-na-educacao-nos-100-primeiros-dias-23396321>. Acesso em: 26 jan. 2019.
[2] SALDAÑA, Paulo. Decreto de alfabetização mantém foco em método fônico: secretário de alfabetização reverteu mudanças que haviam sido feitas no texto. Folha de São Paulo. 2019. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2019/04/decreto-de-alfabetizacao-mantem-foco-em-metodo-fonico-criticado-por-especialistas.shtml>. Acesso em: 05 maio. 2019.
[3] BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: 22 dez. 2019.
[4] BRASIL. Decreto nº 9.765, de 11 de abril de 2019. Institui a Política Nacional de Alfabetização. 2019a. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/decreto/D9765.htm>. Acesso em 29 mar. 2019.
[5] BRASIL. Ministério da Educação. PNA Política Nacional de Alfabetização. Secretaria de Alfabetização. Brasília : MEC, SEALF, 2019.
[6] GADOTTI, Moacir. História das Ideias Pedagógicas. 8. ed. São Paulo: Ática, 2006.
[7] RIGUE, Fernanda Monteiro. Uma Genealogia do Ensino de Química no Brasil. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2017. Disponível em: < https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/13153/DIS_PPGEDUCACAO_2017_RIGUE_FERNANDA.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 20 nov. 2019.
[8] FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 46. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
[9] GALVÃO, Isabel. Henri Wallon: uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. 14. ed. Petrópolis: Vozes, 2005.
[10] BANCO MUNDIAL. Aprendizagem para todos. Estratégia 2020 para a Educação do Grupo Banco Mundial. Resumo Executivo. Washington, 2011. Disponível em:< http://siteresources.worldbank.org/EDUCATION/Resources/ESSU/463292-1306181142935/Portguese_Exec_Summary_ESS2020_FINAL.pdf>. Acesso em: 21 nov. 2018.
[11] BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 25 de jun. 2014.
[9] BANCO MUNDIAL. Relatório Anual 2017. Disponível em: < https://openknowledge.worldbank.org/bitstream/handle/10986/27986/211119PT.pdf?sequence=9&isAllowed=y>. Acesso em: 21 nov. 2018.
[10] ORGANIZAÇÃO DE COOPERAÇÃO E DE DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO (OCDE). Resultado do PISA 2015. 2016. Disponível em: < https://www.oecd.org/pisa/PISA-2015-Brazil-PRT.pdf>. Acesso em: 25 jan.2019.
[11] COLLARES, Solange Aparecida de Oliveira; NASCIMENTO, Maria Isabel Moura. Cartilhas: métodos de leituras, cartilhas escolares. Navegando na História da educação – Glossário. HISTEDBR. 1986-2006. Campinas: UNICAMP, Faculdade de Educação, 2016. Disponível em: <http://www.histedbr.fe.unicamp.br/navegando/c.html>. Acesso em: 29 mar. 2019.
[12] FAILLA, Zoara (Org). Retratos da leitura no Brasil. Rio de Janeiro: Sextante, 2016. Disponível em: < http://prolivro.org.br/home/images/2016/RetratosDaLeitura2016_LIVRO_EM_PDF_FINAL_COM_CAPA.pdf>. Acesso em: 20 jan. 2020.
[13] INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Trabalho e Rendimento. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2017-2018. Rio de janeiro, 2018. Disponível em: < https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101657_informativo.pdf>. Acesso em: 13 jan. 2020.
[14] BRASIL. Lei n. 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 1996.
[15] BRASIL. Lei n. 11.114, de 16 de maio de 2005. Altera os arts. 6º, 30, 32 e 87 da Lei nº 9.393, de 20 de dezembro de 1996, com o objetivo de tornar obrigatório o início do ensino fundamental aos seis anos de idade. Diário Oficial da União. Brasília, 2005.
[16] BRASIL. Lei n. 12.796, de 4 de abril de 2013. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2013.
[17] SOARES, MAGDA. “O problema não é o método de alfabetização, é alfabetizar sem método”: Entrevista com Magda Soares. Cadernos Cenpec, São Paulo, v.6, n.1, p.143-164. Jan./jun. 2016. Disponível em:< file:///C:/Users/Administrador/Downloads/355-657-1-PB.pdf. Acesso em: 21 mar. 2019.
[18] INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). IDEB Resultados e Metas – 2017. 2018b. Disponível em: < http://ideb.inep.gov.br/resultado/resultado/resultadoBrasil.seam?cid=340179>. Acesso em: 25.Jan.2019.
[19] INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Resumo técnico: Resultados do índice de desenvolvimento da educação básica. Disponível em: < http://download.inep.gov.br/educacao_basica/portal_ideb/planilhas_para_download/2017/ResumoTecnico_Ideb_2005-2017.pdf >. Acesso em: 25 jan. 2019.
[20] BANCO MUNDIAL. Achieving World Class Education in Brazil: The Next Agenda. 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=7290-achieving-world-pdf&category_slug=dezembro-2010-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 21 nov. 2018.
[21] ORGANIZAÇÃO DE COOPERAÇÃO E DE DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO (OCDE). Education a Glance (EaG) 2019: OECD INDICATORS OECD Publishing, Paris. 2019. Disponível em: < http://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/eag/documentos/2019/EAG_2019_OCDE.pdf>. Acesso em: 25 jan. 2020.
[22] FERNÁNDEZ, Alícia. Os idiomas do aprendente: análise de modalidades de ensinantes em famílias, escolas e meios de comunicação. São Paulo: Artes Médicas, 2001.
[23] SOARES, Magda. Linguagem e Escola: uma perspectiva social. São Paulo: Ática, 2002.
[24] PIAGET, Jean. O juízo moral na criança. São Paulo: Mestre Jou, 1977.
[25] FERRAZ, Viviane Martins Vital. A relação pedagógica em sala de aula: um estudo sobre o fracasso escolar e a construção da autonomia. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Santa Maria, 2010. Disponível em: < https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/6946/FERRAZ,%20VIVIANE%20MARTINS%20VITAL.pdf?sequence=1>. Acesso em: 20 jan. 2019.
[27] ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Declaração Universal Dos Direitos Humanos (DUDH). 1946. Disponível em: < https://www.ohchr.org/EN/UDHR/Pages/Language.aspx?LangID=por>. Acesso em: 21 nov. 2018.
[28] HEINZ, Celso Ilgo e Toniolo, Joze Medianeira dos Santos de Andrade (Orgs). Dialogus: círculos dialógicos, humanização e auto(trans)formação de professores. São Leopoldo: Oikos, 2015.
[29] ARROYO, Miguel. Fracasso/Sucesso: um pesadelo que perturba nossos sonhos. Revista Em Aberto. Brasília, vol.7, n.71, p.33-40, Jan. 2000. Disponível em:< http://rbep.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/viewFile/2100/2069>. Acesso em: 21 nov.2018.