VIVÊNCIAS CULTURAIS NO DIA A DIA DA ESCOLA: TECENDO RELAÇÕES

Autores/as

  • Franciely Cardoso de Almeida Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
  • Regina Célia do Couto Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Resumen

O objetivo deste artigo é analisar como professoras da educação básica de uma escola da rede pública de Diamantina – MG traduzem nos currículos praticados as diferentes culturas. Com base em entrevistas semiestruturadas, elencamos categorias que nos permitiram identificar o entendimento dessas professoras sobre cultura e os impactos dessa compreensão. No campo teórico por nós trilhado ressaltamos as relações entre cultura e currículo. Questionadas sobre o que elas entendem por culturas veio à tona: a compreensão de cultura, que adquire significação, quando se relaciona à realidade do bairro vivida pelos alunos, estabelecendo-se elos entre culturas e desigualdades socioeconômicas. A disparidade social presente neste bairro se apresenta nos currículos praticados, uma vez que as questões da realidade sociocultural não podem ser alijadas de qualquer discussão curricular que se pretende compreender como diferentes grupos sociais expressam suas culturas.

Biografía del autor/a

Franciely Cardoso de Almeida , Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Mestra em Educação pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, com uma pesquisa relacionada a culturas e currículos nas escolas municipais em Diamantina/MG. Bacharel em Humanidades e licenciada em pedagogia pela mesma universidade. Fui bolsista do Programa Institucional de bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de HISTÓRIA, atuando com os alunos do ensino fundamental II, organizando projetos relacionados a patrimônio e memória. No Pibid LER e SER, participei entre os anos de 2014-2017, de projetos de incetivo a leitura, na educação infantil. Esses projetos elevaram a minha experiência com a vida acadêmica e com a pesquisa. Participei de projetos de extensão na universidade ligados arte e cultura, tais como: Encontros Literários e Coral Cênico UFVJM. Atualmente atua como professora da educação básica, na Rede Municipal de Ensino da cidade de Diamantina/MG, desenvolvendo trabalhos com a educação infantil.

 

Regina Célia do Couto , Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Possui doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2012). Estágio de doutoramento na Universidade da Coruña, Espanha (bolsista CAPES). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2004) (bolsista FAPEMIG) , Especialização em História do Brasil pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG) (bolsita CAPES). Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Possui experiência na área de currículo e fundamentos da educação: com ênfase em currículo, políticas culturais e ensino de História. Desenvolve pesquisa na área de estudos relativos às culturas, multiculturalismo, identidade e diferença, dialogando com as teorias do currículo, especialmente aquelas oriundas dos estudos culturais na contemporaneidade.

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Publicado

2021-06-29

Cómo citar

de Almeida , F. C., & do Couto , R. C. (2021). VIVÊNCIAS CULTURAIS NO DIA A DIA DA ESCOLA: TECENDO RELAÇÕES. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 8(1), 667–680. Recuperado a partir de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/4143

Número

Sección

Ciências Humanas