VIVÊNCIAS CULTURAIS NO DIA A DIA DA ESCOLA: TECENDO RELAÇÕES
Abstract
O objetivo deste artigo é analisar como professoras da educação básica de uma escola da rede pública de Diamantina – MG traduzem nos currículos praticados as diferentes culturas. Com base em entrevistas semiestruturadas, elencamos categorias que nos permitiram identificar o entendimento dessas professoras sobre cultura e os impactos dessa compreensão. No campo teórico por nós trilhado ressaltamos as relações entre cultura e currículo. Questionadas sobre o que elas entendem por culturas veio à tona: a compreensão de cultura, que adquire significação, quando se relaciona à realidade do bairro vivida pelos alunos, estabelecendo-se elos entre culturas e desigualdades socioeconômicas. A disparidade social presente neste bairro se apresenta nos currículos praticados, uma vez que as questões da realidade sociocultural não podem ser alijadas de qualquer discussão curricular que se pretende compreender como diferentes grupos sociais expressam suas culturas.
References
MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa; CANDAU, Vera Maria. Currículo, conhecimento e cultura. Indagações sobre currículo. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.
VEIGA-NETO, Alfredo. Cultura e Currículo: um passo adiante. In: MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa; PACHECO, José Augusto; GARCIA, Regina Leite. Currículo: pensar, sentir e diferir. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.
]HALL, Stuart. Centralidade da cultura. In: THOMPSON, Kenneth (ogs) Media and Cultural Regulation. Inglaterra: DP&A, 1997 (paginação irregular).
GODOY, Elenilton Vieira; SANTOS, Vinicius de Macedo. Um olhar sobre a cultura. Educação em Revista, v. 30 nº 03, p. 15-41 julho/setembro.2014.
MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa; CANDAU, Vera Maria. Educação Escolar e Cultura(s): construindo caminhos. Revista Brasileira de Educação nº 23, p. 156-168. 2003.
SACRISTÁN, J. Gimeno. O currículo: Uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artemed, 2000.
MACEDO, Elizabeth. Currículo e conhecimento: Aproximações entre educação e ensino. Cad. Pesqui. [online] v. 42 nº 147.p.716-737 set/dez., 2012.
SILVA, Tomaz Tadeu. Alienígenas na sala de aula: Uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.
BOURDIEU, P.; PASSERON, J. A Reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1970.
ALTHUSSER, L. Aparelhos ideológicos de estado: nota sobre os aparelhos ideológicos de estado (AIE). Tradução Walter José Evangelista e Maria Laura Viveiros de Castro. Rio de Janeiro: Graal, 1983.
MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa; SILVA, Tomaz Tadeu da. Sociologia e Teoria Crítica do Currículo: uma introdução. In: MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa; SILVA, Tomaz Tadeu da. Currículo, Cultura e Sociedade. São Paulo: Cortez, 2000.
LOPES, Alice Cassimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias do Currículo. São Paulo: Cortez, 2011.
FERRAÇO et al. Currículos e Culturas: entre clichês e identidades e diferenças e... Currículo sem Fronteiras, v. 15, n. 3, p. 645-666, set./dez. 2015.
SANTOS, Zélia Maria Melo de Lima. Escola como espaço de transformação: a articulação da educação, pobreza e desigualdade social no currículo escolar. Rev. Int. Investig. Cienc. Soc. v. 13 nº2, diciembre, 2017.p 239-252
FONSECA, Jorge Alberto Lago; CONCEIÇÃO, Caroline Machado Cortelini. Desigualdade Social e Cotidiano Escolar: Reflexões Sobre A Educação Como Direito Social E Humano. In: XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino – UNICAMP 2012.
TORRES SANTOMÉ, J. As Culturas Negadas e Silenciadas no Currículo. In: SILVA, Tomaz T. da (Org). Alienígenas na Sala de Aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis: Vozes, 1998. Pag. 159-177.