SABERES DOCENTES E “INOVAÇÕES” CURRICULARES NA PRÁTICA DE ENSINO DE CIÊNCIAS NO CAP/UFRJ

Autores/as

  • Bianca Gonçalves Sousa de Moraes Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)
  • Maria Margarida Pereira de Lima Gomes Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Palabras clave:

saberes docentes, inovações curriculares, prática de ensino em ciências biológicas, CAp/UFRJ

Resumen

O trabalho apresenta aspectos da relação entre “inovações” curriculares produzidas no ensino de Ciências no CAp/UFRJ e saberes docentes que circulam nesse processo, tendo como base a influência exercida pela Prática de Ensino (PE) em Ciências Biológicas. São analisadas entrevistas com professoras do colégio, dando destaque para a produção de materiais didáticos nos processos de formação docente. Esses materiais são elaborados pela associação professores/estagiários, envolvendo debates e materializando “inovações”. A análise considera ainda as especificidades sócio-históricas da disciplina no colégio, as dinâmicas de formação com os licenciandos e o papel dos professores da PE nessas dinâmicas. Argumenta-se que licenciandos estimulam a produção de “inovações” curriculares por trazerem propostas para um cenário de constante prática de reflexão sobre os saberes experienciais. Assim, a interferência dos professores de PE é exercida por meio dos licenciandos.

Biografía del autor/a

Bianca Gonçalves Sousa de Moraes, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

Professora EBTT de Biologia do Instituto Federal de Santa Catarina
Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
link para o lattes: http://lattes.cnpq.br/5050318224896300

Maria Margarida Pereira de Lima Gomes, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professora associada do Departamento de Didática da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF)

Citas

CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. TEORIA E EDUCAÇÃO. Porto Alegre: Panonina, 1990.

GOODSON, I. A Construção Social do Currículo. Lisboa: Educa, 1997.

GOODSON, I. Currículo: Teoria e História. 12. ed. - Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

FERREIRA, Marcia Serra. A História da Disciplina Escolar Ciências no Colégio Pedro II (1960-1980). Rio de Janeiro: UFRJ, 2005. 212 p. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.

FERREIRA, Marcia Serra. Currículo e docência no Colégio Pedro II: analisando as influências institucionais na definição dos rumos da disciplina escolar Ciências. In: ANAIS DO XIII ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, Recife: UFPE, 2006.

FERREIRA, Marcia Serra. Investigando os rumos da disciplina escolar Ciências no Colégio Pedro II (1960-1970). Educação em Revista, UFMG, v. 45, p. 127-144, 2007.

FERREIRA, Marcia Serra. Currículo de Ciências: investigando as ações do Centro de Ciências do Estado da Guanabara, Brasil, nos anos de 1960/70. In: ANAOS DOVII CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DE EDUCAÇÃO, Porto, 2008. P. 1-7.

GOMES, M. M. Conhecimentos ecológicos em livros didáticos de Ciências: aspectos sócio históricos de sua constituição. Tese de Doutorado, 250 p. UFF, Niterói-RJ, 2008.

GOMES, M. M.; SELLES, S. E.; LOPES, A. C. Currículo de Ciências: estabilidade e mudança em livros didáticos. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 2, p. 477-492, abr./jun. 2013.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: saberes da docência e identidade do professor. São Paulo: Nuances,1997. Disponível em: Acesso em: 24 fev. 2016.

TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários Elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 13, p. 5-24. Jan/Fev/Mar/Abr, 2000.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

MONTEIRO, Ana Maria Ferreira Costa. Professores: entre saberes e práticas. Educação & sociedade, Campinas, ano XXII, n. 74, abril, 2001.

MONTEIRO, Ana Maria Ferreira Costa; PENNA, Fernando de Araújo. Ensino de História: saberes em lugar de fronteira. Porto Alegre: Educação e Realidade, 2011. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/15080> Acesso em: 24 fev. 2016.

ROLDÃO, Maria do Céu. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 12, n. 34, p. 94-103, jan/abr. 2007.

LOPES, Alice Casimiro. Currículo de Ciências do Colégio de Aplicação da UFRJ (1969-1998): um estudo sócio-histórico. Teias, Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, p. 60-73, 2000.

SELLES, Sandra Escovedo; FERREIRA, Marcia Serra. Disciplina escolar Biologia: entre a retórica unificadora e as questões sociais. In: MARANDINO, Marta et al. (Orgs.). Ensino de Biologia: conhecimentos e valores em disputa. Niterói: EDUFF, 2005. p. 50-62.

FERREIRA, M. S. Currículo e cultura: diálogos com as disciplinas escolares Ciências e Biologia. In: MOREIRA, A. F. & CANDAU, V. M. (Org.) Currículos, disciplinas escolares e culturas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

HOBSBAWN, E. RANGER, T. A invenção das tradições. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984.

PUENTES, R. V.; AQUINO, O. F. & NETO, A. Q. Profissionalização dos professores: conhecimentos, saberes e competências necessários à docência. Educar, Curitiba, n. 34, p. 169-184. Editora UFPR, 2009.

REIS, Graça Regina Fraco da Silva; VILELA, Mariana Lima; MACIEL, Carla Mendes. Entre tradições e invenções. In: VILELA, Mariana Lima; REIS, Graça Regina Fraco da Silva; MACIEL, Carla Mendes. Formação docente, pesquisa e extensão no CAp/UFRJ: entre tradições e invenções. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2014. P. 9-20.

FERREIRA, Marcia Serra ; GOMES, M. M. ; LOPES, Alice Casimiro . Trajetória histórica da disciplina escolar Ciências no Colégio de Aplicação da UFRJ (1949-1968). Pro-Posições (Unicamp), UNICAMP, v. 12, n.1, p. 9-26, 2001.

SOUSA, B. G.; LUCAS, M. C.; FERREIRA, M. S. Sentidos do 'bom' ensino de Ciências em ações do CECIGUA: entre 'velhas' e 'novas' tradições curriculares. Revista da SBEnBIO, v. 5, p. 1-7, 2012.

LUCAS, M. C.; SOUSA, B. G. & FERREIRA, M. S. Currículo e formação continuada de professores no CECIGUA: entre a História Natural e as Ciências Biológicas. VI Encontro Regional de Ensino de Biologia da Regional RJ/ES. 2012.

SOUSA, B. G.; LUCAS, M. C.; FERREIRA, M. S. Sentidos do 'bom' ensino de Ciências em ações do CECIGUA: entre 'velhas' e 'novas' tradições curriculares. Revista da SBEnBIO, v. 5, p. 1-7, 2012.

VALLA, D. F. Currículos de ciências (1950/70): influências do professor Ayrton Gonçalves da Silva na comunidade disciplinar e na experimentação didática. Dissertação de mestrado. Rio de Janeiro: FE/UFRJ, 2011.

VASCONCELLOS, D. V.; GOMES, M. M.; FERREIRA, M. S. Relato de uma Prática de Ensino Escolar em Ciências Biológicas e sua Importância na Formação Docente. In: VI Escola de Verão, 2003, Niterói. Anais da VI Escola de Verão, 2003.

Publicado

2021-06-29

Cómo citar

Gonçalves Sousa de Moraes, B. ., & Maria Margarida Pereira de Lima Gomes. (2021). SABERES DOCENTES E “INOVAÇÕES” CURRICULARES NA PRÁTICA DE ENSINO DE CIÊNCIAS NO CAP/UFRJ. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 8(1), 643–666. Recuperado a partir de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/4129

Número

Sección

Ciências Humanas