SABERES DOCENTES E “INOVAÇÕES” CURRICULARES NA PRÁTICA DE ENSINO DE CIÊNCIAS NO CAP/UFRJ
Palabras clave:
saberes docentes, inovações curriculares, prática de ensino em ciências biológicas, CAp/UFRJResumen
O trabalho apresenta aspectos da relação entre “inovações” curriculares produzidas no ensino de Ciências no CAp/UFRJ e saberes docentes que circulam nesse processo, tendo como base a influência exercida pela Prática de Ensino (PE) em Ciências Biológicas. São analisadas entrevistas com professoras do colégio, dando destaque para a produção de materiais didáticos nos processos de formação docente. Esses materiais são elaborados pela associação professores/estagiários, envolvendo debates e materializando “inovações”. A análise considera ainda as especificidades sócio-históricas da disciplina no colégio, as dinâmicas de formação com os licenciandos e o papel dos professores da PE nessas dinâmicas. Argumenta-se que licenciandos estimulam a produção de “inovações” curriculares por trazerem propostas para um cenário de constante prática de reflexão sobre os saberes experienciais. Assim, a interferência dos professores de PE é exercida por meio dos licenciandos.
Citas
CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. TEORIA E EDUCAÇÃO. Porto Alegre: Panonina, 1990.
GOODSON, I. A Construção Social do Currículo. Lisboa: Educa, 1997.
GOODSON, I. Currículo: Teoria e História. 12. ed. - Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
FERREIRA, Marcia Serra. A História da Disciplina Escolar Ciências no Colégio Pedro II (1960-1980). Rio de Janeiro: UFRJ, 2005. 212 p. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.
FERREIRA, Marcia Serra. Currículo e docência no Colégio Pedro II: analisando as influências institucionais na definição dos rumos da disciplina escolar Ciências. In: ANAIS DO XIII ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, Recife: UFPE, 2006.
FERREIRA, Marcia Serra. Investigando os rumos da disciplina escolar Ciências no Colégio Pedro II (1960-1970). Educação em Revista, UFMG, v. 45, p. 127-144, 2007.
FERREIRA, Marcia Serra. Currículo de Ciências: investigando as ações do Centro de Ciências do Estado da Guanabara, Brasil, nos anos de 1960/70. In: ANAOS DOVII CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DE EDUCAÇÃO, Porto, 2008. P. 1-7.
GOMES, M. M. Conhecimentos ecológicos em livros didáticos de Ciências: aspectos sócio históricos de sua constituição. Tese de Doutorado, 250 p. UFF, Niterói-RJ, 2008.
GOMES, M. M.; SELLES, S. E.; LOPES, A. C. Currículo de Ciências: estabilidade e mudança em livros didáticos. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 2, p. 477-492, abr./jun. 2013.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: saberes da docência e identidade do professor. São Paulo: Nuances,1997. Disponível em: Acesso em: 24 fev. 2016.
TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários Elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 13, p. 5-24. Jan/Fev/Mar/Abr, 2000.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
MONTEIRO, Ana Maria Ferreira Costa. Professores: entre saberes e práticas. Educação & sociedade, Campinas, ano XXII, n. 74, abril, 2001.
MONTEIRO, Ana Maria Ferreira Costa; PENNA, Fernando de Araújo. Ensino de História: saberes em lugar de fronteira. Porto Alegre: Educação e Realidade, 2011. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/15080> Acesso em: 24 fev. 2016.
ROLDÃO, Maria do Céu. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 12, n. 34, p. 94-103, jan/abr. 2007.
LOPES, Alice Casimiro. Currículo de Ciências do Colégio de Aplicação da UFRJ (1969-1998): um estudo sócio-histórico. Teias, Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, p. 60-73, 2000.
SELLES, Sandra Escovedo; FERREIRA, Marcia Serra. Disciplina escolar Biologia: entre a retórica unificadora e as questões sociais. In: MARANDINO, Marta et al. (Orgs.). Ensino de Biologia: conhecimentos e valores em disputa. Niterói: EDUFF, 2005. p. 50-62.
FERREIRA, M. S. Currículo e cultura: diálogos com as disciplinas escolares Ciências e Biologia. In: MOREIRA, A. F. & CANDAU, V. M. (Org.) Currículos, disciplinas escolares e culturas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
HOBSBAWN, E. RANGER, T. A invenção das tradições. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984.
PUENTES, R. V.; AQUINO, O. F. & NETO, A. Q. Profissionalização dos professores: conhecimentos, saberes e competências necessários à docência. Educar, Curitiba, n. 34, p. 169-184. Editora UFPR, 2009.
REIS, Graça Regina Fraco da Silva; VILELA, Mariana Lima; MACIEL, Carla Mendes. Entre tradições e invenções. In: VILELA, Mariana Lima; REIS, Graça Regina Fraco da Silva; MACIEL, Carla Mendes. Formação docente, pesquisa e extensão no CAp/UFRJ: entre tradições e invenções. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2014. P. 9-20.
FERREIRA, Marcia Serra ; GOMES, M. M. ; LOPES, Alice Casimiro . Trajetória histórica da disciplina escolar Ciências no Colégio de Aplicação da UFRJ (1949-1968). Pro-Posições (Unicamp), UNICAMP, v. 12, n.1, p. 9-26, 2001.
SOUSA, B. G.; LUCAS, M. C.; FERREIRA, M. S. Sentidos do 'bom' ensino de Ciências em ações do CECIGUA: entre 'velhas' e 'novas' tradições curriculares. Revista da SBEnBIO, v. 5, p. 1-7, 2012.
LUCAS, M. C.; SOUSA, B. G. & FERREIRA, M. S. Currículo e formação continuada de professores no CECIGUA: entre a História Natural e as Ciências Biológicas. VI Encontro Regional de Ensino de Biologia da Regional RJ/ES. 2012.
SOUSA, B. G.; LUCAS, M. C.; FERREIRA, M. S. Sentidos do 'bom' ensino de Ciências em ações do CECIGUA: entre 'velhas' e 'novas' tradições curriculares. Revista da SBEnBIO, v. 5, p. 1-7, 2012.
VALLA, D. F. Currículos de ciências (1950/70): influências do professor Ayrton Gonçalves da Silva na comunidade disciplinar e na experimentação didática. Dissertação de mestrado. Rio de Janeiro: FE/UFRJ, 2011.
VASCONCELLOS, D. V.; GOMES, M. M.; FERREIRA, M. S. Relato de uma Prática de Ensino Escolar em Ciências Biológicas e sua Importância na Formação Docente. In: VI Escola de Verão, 2003, Niterói. Anais da VI Escola de Verão, 2003.