O MAPEAMENTO DE PESQUISAS SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS NO PERÍODO DE 2006 A 2019

Autores/as

  • Emivan da Costa Maia Universidade Federal do Amazonas
  • Marcos André Braz Vaz Universidade Federal do Amazonas

Palabras clave:

Educação Matemática. Ensino de Matemática. Reflexão Epistemológica. Revisão de Literatura.

Resumen

Esta investigação possui o objetivo de mapear pesquisas sobre o desenvolvimento da Teoria das Situações Didáticas de Guy Brousseau, a fim de conhecer como a mesma vem sendo trabalhada no período de 2006 a 2019. Constatou-se que o surgimento da Teoria das Situações Didáticas ocorreu por necessidades e em meio às reivindicações de um ensino diferenciado e significativo de conteúdos científicos. É uma ferramenta recente e inovadora, pois apresenta conteúdos de forma distinta das metodologias tradicionais, necessitando o encorajamento de seu uso como prática pedagógica nas instituições educacionais. Deste modo, observou-se poucas pesquisas com a Teoria das Situações Didáticas no período investigado, sendo, na maioria das vezes, trabalhada como elemento secundário ou dividindo o protagonismo com outras concepções teóricas. Todavia, constatou-se inúmeras aplicações, mostrando-se um referencial que pode ser adaptado a qualquer contexto científico, considerando a interdisciplinaridade, permeando níveis de escolaridade e propiciando uma educação qualificada.

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Publicado

2021-06-29

Cómo citar

Emivan da Costa Maia, & Marcos André Braz Vaz. (2021). O MAPEAMENTO DE PESQUISAS SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS NO PERÍODO DE 2006 A 2019. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 8(1), 880–916. Recuperado a partir de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/4113

Número

Sección

Artigos de Revisão