MAPPING RESEARCH ON THE DEVELOPMENT OF THE THEORY OF DIDACTICAL SITUATIONS IN THE PERIOD 2006 TO 2019

Authors

  • Emivan da Costa Maia Universidade Federal do Amazonas
  • Marcos André Braz Vaz Universidade Federal do Amazonas

Keywords:

Mathematics Education. Mathematics Teaching. Epistemological Reflection. Literature Review.

Abstract

Esta investigação possui o objetivo de mapear pesquisas sobre o desenvolvimento da Teoria das Situações Didáticas de Guy Brousseau, a fim de conhecer como a mesma vem sendo trabalhada no período de 2006 a 2019. Constatou-se que o surgimento da Teoria das Situações Didáticas ocorreu por necessidades e em meio às reivindicações de um ensino diferenciado e significativo de conteúdos científicos. É uma ferramenta recente e inovadora, pois apresenta conteúdos de forma distinta das metodologias tradicionais, necessitando o encorajamento de seu uso como prática pedagógica nas instituições educacionais. Deste modo, observou-se poucas pesquisas com a Teoria das Situações Didáticas no período investigado, sendo, na maioria das vezes, trabalhada como elemento secundário ou dividindo o protagonismo com outras concepções teóricas. Todavia, constatou-se inúmeras aplicações, mostrando-se um referencial que pode ser adaptado a qualquer contexto científico, considerando a interdisciplinaridade, permeando níveis de escolaridade e propiciando uma educação qualificada.

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Published

2021-06-29

How to Cite

Emivan da Costa Maia, & Marcos André Braz Vaz. (2021). MAPPING RESEARCH ON THE DEVELOPMENT OF THE THEORY OF DIDACTICAL SITUATIONS IN THE PERIOD 2006 TO 2019. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 8(1), 880–916. Retrieved from https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/4113

Issue

Section

Artigos de Revisão