MAPPING RESEARCH ON THE DEVELOPMENT OF THE THEORY OF DIDACTICAL SITUATIONS IN THE PERIOD 2006 TO 2019
Keywords:
Mathematics Education. Mathematics Teaching. Epistemological Reflection. Literature Review.Abstract
Esta investigação possui o objetivo de mapear pesquisas sobre o desenvolvimento da Teoria das Situações Didáticas de Guy Brousseau, a fim de conhecer como a mesma vem sendo trabalhada no período de 2006 a 2019. Constatou-se que o surgimento da Teoria das Situações Didáticas ocorreu por necessidades e em meio às reivindicações de um ensino diferenciado e significativo de conteúdos científicos. É uma ferramenta recente e inovadora, pois apresenta conteúdos de forma distinta das metodologias tradicionais, necessitando o encorajamento de seu uso como prática pedagógica nas instituições educacionais. Deste modo, observou-se poucas pesquisas com a Teoria das Situações Didáticas no período investigado, sendo, na maioria das vezes, trabalhada como elemento secundário ou dividindo o protagonismo com outras concepções teóricas. Todavia, constatou-se inúmeras aplicações, mostrando-se um referencial que pode ser adaptado a qualquer contexto científico, considerando a interdisciplinaridade, permeando níveis de escolaridade e propiciando uma educação qualificada.
References
[2] ANDRADE, Maria Helena; OLIVEIRA, Rannyelly Rodrigues; FEITOSA, Raphael Alves. A Epistemologia na Didática da Matemática em completude com a tecnologia. Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia, v. 7, n. 1, 2018.
[3] ALVES, Francisco Regis Vieira; CAVALCANTE, Mairton Romeu. Obstáculos (epistemológicos) e o ensino de ciências e matemática. Interfaces da Educação, v. 8, n. 23, p. 253-274, 2017.
[4] MACHADO, Cláudia Rejane. Teorias de pesquisa em Educação Matemática: a influência dos franceses. Disponível em: <Http://www.mat.ufrgs.br/~vclotilde/disciplinas/pesquisa/ CLAUDIA_FRANCESES.DOC.pdf>. Acessado em: 24 maio de 2019.
[5] ALMOULOUD, Saddo Ag. Fundamentos da Didática da Matemática. Curitiba: Ed. UFPR, 2007.
[6] OLIVEIRA, Francisco Wagner Soares. Os momentos da teoria das situações didáticas no ensino de matemática. REMAT, v. 4, n. 2, p. 10-20, 2018.
[7] BARBOSA, Gerson Silva. Teoria das Situações Didática e suas influências na sala de aula. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo – SP. Anais... São Paulo, 2016.
[8] SILVA, Nilson Alves da; FERREIRA, Marcus Vinícius Vieira; TOZETTI, Karla Dubberstein. Um estudo sobre a situação didática de Guy Brousseau. In: XII Congresso Nacional de Educação, 2015, Paraná. Anais… Paraná: PUCPR, 2015. p. 19951 – 19961.
[9] ALMOULOUD, Saddo Ag.; COUTINHO, Cileda de Queiroz e Silva. Engenharia Didática: características e seus usos em trabalhos apresentados no GT-19 / ANPEd (Grupo de trabalho 19 da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Brasil)). REVEMAT - Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 3, n. 6, p. 62-77, 2008.
[10] POMMER, M. W. A Engenharia Didática em sala de aula: elementos básicos e uma ilustração envolvendo as Equações Diofantinas Lineares. São Paulo, 2013.
[11] TEIXEIRA, Paulo Jorge Magalhães; PASSOS, Claudio Cesar Manso. Um pouco da Teoria das Situações Didáticas (tsd) de Guy Brousseau. Zetetiké, v. 21, n. 39, 2013.
[12] BROUSSEAU, Guy. Introdução ao estudo da teoria das situações didáticas: conteúdos e métodos de ensino. 1. ed. 1. impr. São Paulo: Ática, 2008.
[13] VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente. 6.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
[14] FREITAS, José Luiz Magalhães de. Teoria das Situações Didáticas. In: MACHADO, Silvia Dias Alcântara (Org.). Educação Matemática: uma (nova) introdução. 3. ed. revisada. 2. reimpr. São Paulo: EDUC, p. 77-111, 2016.
[15] BROUSSEAU, Guy. Fundamentos e Métodos da Didáctica da Matemática. In: BRUN, Jean. (Org.) Didáctica das Matemáticas. Lisboa: Instituto Piaget, p. 35-113, 1996.
[16] BROUSSEAU, Guy. Fondements et méthodes de la didactique des mathématiques. Recherches em didactique ds mathématiques, v. 7, n. 2, p. 33-115, 1986.
[17] MACHADO, Silvia Dias Alcântara. Engenharia Didática. In: MACHADO, Silvia Dias Alcântara (Org.). Educação Matemática: uma (nova) introdução. 3. ed. revisada. 2. reimpr. São Paulo: EDUC, p. 233-247, 2016.
[18] PAIS, Luiz Carlos. Didática da Matemática: uma análise da influência francesa. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.
[19] CARDOSO, Tereza; ALARCÃO, Isabel; CELORICO, Jacinto Antunes. Um caminho para mapear investigação. Indagatio Didactica, v. 5, n. 2, p. 289-299, 2013.
[20] FERREIRA, N. S. A. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, v. 23, n. 79, p. 257-272, 2002.
[21] REIS, L. A. C.; ALLEVATO, N. S. G. Trigonometria no Triângulo Retângulo: as interações em sala de aula sob a ótica da Teoria das Situações Didáticas. HOLOS, Ano 31, v. 1, 2015.
[22] GOMES, Marcelo dos Santos; SILVA, Maria José Ferreira da. Gamificação: uma estratégia didática fundamentada pela perspectiva da Teoria das Situações Didáticas. Horizontes – Revista de Educação, v. 6, n. 11, p. 18-30, 2018.
[23] KAPP, K. M. The Gamification of learning and Instruction: Game-based Methods and Strategies of Training and Education. Pfeiffer, 2012.
[24] ALMEIDA, Luana Cerqueira de; NERY, Wesley Ferreira; SÁ, Vívian Caroline da Silva; SANTANA, Eurivalda Ribeiro dos Santos. Situações Didáticas com o Geogebra: construindo o arco capaz e quadriláteros inscritíveis. EM TEIA – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 10, n. 2, 2019.
[25] ARTIGUE, Michèle. Engenharia Didática. In: BRUN, Jean. (Org.) Didáctica das Matemáticas. Lisboa: Instituto Piaget, p. 193-217, 1996.
[26] PETINI, Lidiane Ottoni da Silva. A teoria das Situações Didáticas no desenvolvimento de atividades com Robótica Educacional. Educação Matemática Pesquisa, v. 21, n. 5, p. 780-790, 2019.
[27] LEITÃO, Rogério Lopes. A dança dos robôs: Qual a matemática que emerge durante uma atividade lúdica com robótica educacional? Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Bandeirante de São Paulo. São Paulo, 2010.
[28] BITTAR, Marilena. Uma proposta para o estudo da integração da tecnologia na prática pedagógica de professores de matemática. EM TEIA – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 6, n. 3, p. 1-20, 2015.
[29] FORTES, Renata. Machado, Adriano. Educação para a vida, 8. Ano: manual do professor. 4. Ed. Curitiba, PR: ZOON Editora Educacional, 2013.
[30] BROUSSEAU, Guy. A Etnomatemática e a Teoria das Situações Didáticas. Educação Matemática Pesquisa, v. 8, n. 2, p. 267-281, 2006.
[31] GONTIJO, Cleyton Hércules; SILVA, Erondina Barbosa da; CARVALHO, Rosália Policarpo Fagundes de. A criatividade e as situações didáticas no ensino e aprendizagem da matemática. Linhas Críticas, v. 18, n. 35, p. 29-46, 2012.
[32] DANTE, Luiz Roberto. Incentivando a criatividade através da educação matemática. 1980. 247f. Tese (Doutorado em Psicologia da Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1980.
[33] DANTE, Luiz Roberto. Criatividade e resolução de problemas na prática educativa matemática. 1988. 192f. Tese (Livre Docência em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 1988.
[34] D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Um enfoque transdisciplinar à educação e à história da matemática. In: BICUDO, Maria Aparecida V; BORBA, Marcelo de C. Educação Matemática: pesquisa em movimento. São Paulo: Cortez, 2004.
[35] GONTIJO, Cleyton Hércules. Relações entre criatividade, criatividade em matemática e motivação em matemática de alunos do ensino médio. Tese (Doutorado em Psicologia) – Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2007.
[36] GONTIJO, Cleyton Hércules. Resolução e Formulação de Problemas: caminhos para o desenvolvimento da criatividade em Matemática. Anais do Sipemat. Recife, Programa de Pós-Graduação em Educação Centro de Educação – Universidade Federal de Pernambuco, 2006a.
[37] LIMA, Gabriel Loureiro de; BIANCHINI, Barbara Lutaif; GOMES, Eloiza. Comparação entre a teoria das Situações Didáticas de Brousseau e a Matemática no Contexto das Ciências de Camarena. Educação Matemática Pesquisa, v. 21, n. 5, p. 132-142, 2019.
[38] CAMARENA, P. Aportaciones de Investigación al Aprendizaje y Enseñanza de la Matemática en Ingeniería, 2010. Disponível em: <http://www.ai.org.mx/ai/archivos/ingresos/camarenagallardo/dra._patricia_camarena_ gallardo.pdf>. Acesso em 04 de junho de 2018.
[39] CAMARENA, P. A treinta años de la teoría educativa “Matemática en el Contexto de las Ciencias”. Innovación Educativa, v. 13, n. 62, p. 17-44, 2013.
[40] CAMARENA, P. Didáctica de la matemática en contexto. Educação Matemática Pesquisa, v. 19, n. 2, p. 1-26, 2017.
[41] FREITAS, J. L. M. Teoria das situações didáticas. In. Educação Matemática: uma (nova) introdução. Org. MACHADO, S. D. A. Editora EDUC, São Paulo, 2010.
[42] CAMARENA, P. Constructos Teóricos de la Metodología Dipcing en el Área de la Matemática. In: Congresso Nacional de Ingeniería Electromecánica y de Sistemas, 3, 2004, Ciudad de México. Memorias.... Ciudad de México, p.1-7, 2004.
[43] NUNES, Roberto da Silva; NUNES, José Messildo Viana. Modelos constitutivos de Sequências Didáticas: enfoque na Teoria das Situações Didáticas. Revista Exitus, v. 9, n. 1, p. 148-174, 2019.
[44] SULEIMAN, Amal Rahif, Introdução ao Estudo das Situações Didáticas. Educação: Teoria e Prática, vol. 25, n. 48, p. 200-206, 2015.
[45] SOUZA, C. M. P.; LIMA, A. P. de A. B. O contrato didático a partir da aplicação de uma sequência didática para o ensino de Progressão Aritmética. Zetetiké, v. 22, n. 42, p. 155-168, 2014.
[46] SILVA, F. L. C. F. da. Analisando contribuições da teoria das situações didáticas no ensino e na aprendizagem da estatística e das probabilidades no ensino fundamental. 2015. 162 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas. Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2015.
[47] SANTOS, Arlem Atanasio dos; ALVES, Francisco Régis Vieira. A Engenharia Didática em articulação com a Teoria das Situações Didáticas como percurso metodológico ao estudo e ensino de Matemática. Acta Scientiae, v. 19, n. 3, 2017.