WAMHÃ KÃTÔ KRI ISANÃMZE WAKÕMẼKWA WAMHÃ : PRUEBAS DE UNA PRÁCTICA INTERCULTURAL Y POSTCOLONIAL EN LA ENSEÑANZA DE LAS ARTES

Autores/as

  • Karylleila Andrade Universidade Federal do Tocantins
  • Raquel Castilho Souza Universidade Federal do Tocantins
  • Adriana dos Reis Martins Universidade Federal do Tocantins

Palabras clave:

Educación intercultural. Enseñanza de las artes. Escola Estadual Indígena Wakõmẽkwa. Pueblo Xerente.

Resumen

Este estudio discute la concepción de los maestros indígenas sobre el significado de la enseñanza de las artes en la escuela Wakõmēkwa, desde la perspectiva de la interculturalidad. La base teórica y metodológica que respalda las reflexiones incluye los estudios de Pierre Bourdieu [1], Boaventura de Sousa Santos [2,3], José Carlos Libâneo [4,5], Émile Durkheim [6,7], Catherine Walsh [8], Reinaldo Matias Fleuri [9] entre otros, con el apoyo de documentos educativos oficiales que regulan la educación escolar indígena en Brasil, como las Directrices para la política nacional sobre educación escolar indígena [10], la Referencia Curricular Nacional para escuelas indígenas [11] y las Directrices Curriculares Nacionales para la educación escolar indígena [12]. Las reflexiones presentadas en este artículo nos permiten demostrar datos sobre las políticas y normas legales que aseguran la implementación y el desarrollo de acciones educativas de una educación indígena intercultural, específicamente la de la escuela estatal indígena Wakõmẽkwa.

Biografía del autor/a

Karylleila Andrade, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Letras pela Universidade do Tocantins (1993), mestrado em Linguística pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Linguística pela Universidade de São Paulo (2006). É professora. associada II da Universidade Federal do Tocantins e atua nos programas de pós-graduação em Letras, câmpus de Araguaína e de Porto Nacional. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase nos estudo do léxico, atuando principalmente nas seguintes áreas: onomástica/toponímia, etnolinguistica e temáticas do léxico voltadas ao ensino. É Bolsista Produtividade PQ2 CNPq.

Raquel Castilho Souza, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2002) e mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (2009) e doutorado em Artes pela Universidade Estadual Paulista (2019). Atualmente é Professora efetiva da Universidade Federal do Tocantins ? UFT, Palmas ? Brasil. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, interculturalidade, interdisciplinaridade, subjetividade, desenvolvimento e aprendizagem humana, didática na educação, processos artísticos, experiências educacionais, mediação cultural e trabalho de conclusão de curso.

Adriana dos Reis Martins, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Licenciatura em Educação Artística pela Universidade Federal de Goiás (1996).É especialista em Musicoterapia na educação especial, e Mestra em Música pela Universidade Federal de Goiás. É doutora em Artes pela Universidade Estadual Paulista Júlio de mesquita Filho. Foi professora da educação Básica por 15 anos, antes de ingressar na docência superior. Professora Adjunta do curso de Teatro da Universidade Federal do Tocantins, atuando como professora de estágio supervisionado, tendo como pesquisa a formação de professores para educação básica. É pesquisadora da área de Currículo e Política para o ensino da Arte, tendo uma das linhas de pesquisa o ensino da Arte na Educação Básica da Escola de Tempo Integral. Participa do grupo de pesquisa Observatório do Ensino das Artes, Grupo de Pesquisa Práxis estudo das licenciaturas. e Conac

Citas

[1]BOURDIEU, P. O poder simbólico. Tradução de Fernanda Tomaz. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil,1989.
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Publicado

2021-09-04

Cómo citar

Andrade, K., Castilho Souza, R. ., & dos Reis Martins, A. (2021). WAMHÃ KÃTÔ KRI ISANÃMZE WAKÕMẼKWA WAMHÃ : PRUEBAS DE UNA PRÁCTICA INTERCULTURAL Y POSTCOLONIAL EN LA ENSEÑANZA DE LAS ARTES. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 8(2), 613–627. Recuperado a partir de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/4102

Número

Sección

Ciências Humanas