ENSINO E AVALIAÇÃO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: PROTAGONISMO E AUTOGESTÃO NO ENSINO TÉCNICO

Autores/as

  • Antônia Lília Soares Pereira Instituto Federal do Tocantins (Campus Palmas)
  • Walena de Almeida Marçal Magalhães Instituto Federal do Tocantins, IFTO/ Campus Palmas
  • Matheus Barbosa Dutra Instituto Federal do Tocantins, IFTO/ Campus Palmas

Resumen

Sem que ninguém planejasse, o panorama educacional brasileiro no ano de 2020 teve que sofrer bruscas alterações por causa de uma situação emergencial de pandemia. Considerando tal realidade, o objetivo deste estudo consiste em verificar como uma professora usou ferramentas para obter maior participação dos estudantes no processo de ensino e avaliação em Estatística, no período da pandemia de Covid-19, buscando assim efetividade no ensino-aprendizagem. O trabalho apresenta como as práticas docentes podem trazer o estudante para o centro do processo formativo, dando a ele ferramentas que promovam autogestão e autoplanejamento, características que podem auxiliar grandemente na educação à distância, levando-o a um aprendizado com maior interesse e eficácia. 

Palavras-chave: Educação. Ensino Técnico. Ensino de Matemática. Pandemia. Telemática. 

Biografía del autor/a

Antônia Lília Soares Pereira, Instituto Federal do Tocantins (Campus Palmas)

Graduada em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Acre - UFAC (2008). Possuo Pós-Graduação em Metodologia do Ensino de Matemática e Física pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2016). Trabalho como professora de Matemática e Física em escolas da rede pública e particular de Rio Branco -Acre (2008 - 2017). Tenho experiência com diferentes sistemas de ensino: Tradicional, Poliedro, Ari de Sá, Objetivo, Anglo, Pitágoras e Positivo. Tem experiência docente com Educação de Jovens e Adultos - EJA e experiência como professora de Matemática e Raciocínio Lógico nos cursos: Pré-Enem, Pré-Vestibulares e Pré-Concursos. Trabalho como (PEBTT) professora efetiva do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal do Tocantins(40H/DE)/ Campus Dianópolis nos cursos: Técnico em Agropecuária e Técnico em Informática integrados ao Ensino Médio (2017/2018). Atualmente trabalho como docente no IFTO, sob regime de dedicação exclusiva (40H/DE)/ Campus Palmas nos cursos: Técnicos em Administração, Controle Ambiental e Eletrotécnica integrados ao Ensino Médio (2018/2019). No presente momento sou professora-pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Linguística Aplicada com ênfase em Estudos Afrobrasileiros e Indígenas do IFTO - Campus Palmas, desde janeiro de 2019, bem como também sou membro-efetivo do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas do IFTO - Campus Palmas, desde janeiro de 2019.

Citas

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Publicado

2021-09-04

Cómo citar

Pereira, A. L. S., de Almeida Marçal Magalhães, W., & Barbosa Dutra, M. (2021). ENSINO E AVALIAÇÃO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: PROTAGONISMO E AUTOGESTÃO NO ENSINO TÉCNICO. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 8(2), 93–106. Recuperado a partir de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/4052

Número

Sección

Artigos Originais Ciências Exatas e da Terra