LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO DE TRABALHOS SOBRE A APLICAÇÃO DA ABP NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores/as

  • CRISTINA VIEIRA DE SOUZA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE
  • ANDRÉ RICARDO GHIDINI UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE
  • ANNA CARLA DA PAZ DE PAES MONTYSUMA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE

Palabras clave:

ENSEÑANDO. EDUCACIÓN BÁSICA. APRENDIZAJE SIGNIFICATIVO. APRENDIZAJE BASADO EN PROBLEMAS

Resumen

A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) chega como um método ativo de ensino e aprendizagem, onde os alunos utilizam acontecimentos da vida real para desenvolver o pensamento crítico e a capacidade de solucionar problemas, e, assim, adquirir conhecimento baseado em conceitos fundamentais. O presente trabalho tem por objetivo analisar a possibilidade do uso da Aprendizagem Baseada em Problemas na Educação Básica através de uma aprendizagem significativa nos diversos níveis de ensino e em diferentes disciplinas. A pesquisa, de caráter qualitativa, será feita através de uma revisão bibliográfica de dissertações e teses, a partir da base de dados do Banco de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, além de artigos de revistas e periódicos científicos. Inicialmente, será feita uma abordagem teórica sobre David Ausubel e sua Teoria da Aprendizagem Significativa e a da metodologia ativa, Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Por fim, será feita uma explanação sobre alguns trabalhos que utilizaram a Aprendizagem Baseada em Problemas como forma de melhorar a prática docente na Educação Básica.

Biografía del autor/a

CRISTINA VIEIRA DE SOUZA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE

TÉCNICA EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE NO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA NATUREZA-CCBN.

ORCID.ORG: 0000-0003-1824-8912

Cristina Vieira de Souza    Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8673649642777848  Última atualização: 04/06/2020  Última publicação: 04/06/2020   Resumo

Possui graduação em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA PLENA pela Universidade Federal do Acre (1998). Atualmente é técnico em assuntos educacionais da Universidade Federal do Acre. , atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, ensino a distância, formação continuada, tecnologias e informática e formação de professores de ciências.

ANDRÉ RICARDO GHIDINI, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3983-1894

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Publicado

2021-06-29

Cómo citar

DE SOUZA, C. V., GHIDINI, A. R., & DA PAZ DE PAES MONTYSUMA, A. C. . (2021). LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO DE TRABALHOS SOBRE A APLICAÇÃO DA ABP NA EDUCAÇÃO BÁSICA. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 8(1), 865–879. Recuperado a partir de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/4042

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Artigos de Revisão