LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO DE TRABALHOS SOBRE A APLICAÇÃO DA ABP NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Authors

  • CRISTINA VIEIRA DE SOUZA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE
  • ANDRÉ RICARDO GHIDINI UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE
  • ANNA CARLA DA PAZ DE PAES MONTYSUMA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE

Keywords:

TEACHING. BASIC EDUCATION. MEANINGFUL LEARNING. PROBLEM-BASED LEARNING

Abstract

Problem-Based Learning (PBL) arrives as an active method of teaching and learning, where students use real life events to develop critical thinking and the ability to solve problems, and, thus, acquire knowledge based on fundamental concepts. The present work aims to analyze the possibility of the use of Problem-Based Learning in Basic Education through meaningful learning at different levels of education and in different subjects. The qualitative research, will be done through a bibliographic review of dissertations and theses, from the database of the Bank of Journals of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel – CAPES, in addition to articles from scientific journals and journals. Initially, a theoretical approach will be made about David Ausubel and his Theory of Meaningful Learning and that of the active methodology, Problem-Based Learning (PBL). Lastly, an explanation will be made of some works that used Problem-Based Learning as a way to improve teaching practice in Basic Education.

Author Biographies

CRISTINA VIEIRA DE SOUZA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE

TÉCNICA EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE NO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA NATUREZA-CCBN.

ORCID.ORG: 0000-0003-1824-8912

Cristina Vieira de Souza    Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8673649642777848  Última atualização: 04/06/2020  Última publicação: 04/06/2020   Resumo

Possui graduação em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA PLENA pela Universidade Federal do Acre (1998). Atualmente é técnico em assuntos educacionais da Universidade Federal do Acre. , atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, ensino a distância, formação continuada, tecnologias e informática e formação de professores de ciências.

ANDRÉ RICARDO GHIDINI, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3983-1894

References

SOUZA, S.C.; DOURADO, L. Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP): Um Método de Aprendizagem Inovador para o Ensino Educativo. Holos, Ano 31, Vol. 5, p. 185-197, 2015.

BLOG ESCOLA WEB: O que você precisa saber sobre aprendizagem baseada em problemas. Disponível em: https://www.escolaweb.com.br/coordenacao-pedagogica/o-que-voce-precisa-saber-sobre-aprendizagem-baseada-em-problemas/. Acesso em: 19/12/2019.

DIESEL, A.; BALDEZ, A. L. S.; MARTINS, S. N. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, v. 14, n. 1, p. 268-288, Lajeado-RS, 2017.

PIERINI, M.F. Aprendizagem Baseada em Problemas e Casos Investigativos: Construindo e Avaliando possibilidades de Implementação no Ensino Médio. Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biociências e Saúde – Ministério da Saúde, Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, Julho, 2015.

AUSUBEL, D. P., NOVAK, J. D. HANESIAN, H. Psicologia Educacional. Tradução: Eva Nick, Rio de Janeiro: Interamericana, 1980, p. 137.

MALHEIRO, J.M.S. e DINIZ,C.W.P. Aprendizagem Baseada em Problemas no Ensino de Ciências: Mudando Atitudes de Alunos e Professores Amazônia – Revista de Educação em Ciências e Matemática, Belém, PA, v. 4, n. 7, - jul. 2007/dez. 2007, v. 4, n. 8 – jan 2008/jun. 2008.

LOPES, R.M.; SILVA FILHO. M.V.; MARSDEN, M.; ALVES, N.G. Aprendizagem Baseada Em Problemas: Uma Experiência No Ensino De Química Toxicológica. Química Nova, v.34, n.7, p. 1275-1280, 2011.

BEZERRA, N. J. F. E SANTOS, R. A. Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) Como Estratégia Para a Organização do Trabalho Docente em Matemática. In: ENCONTRO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: RETROSPECTIVAS E PERSPECTIVAS, 11., 2013, Curitiba, PR. Anais do XI Encontro de Educação Matemática. Curitiba, PR, 2013. ISSN 2178-034X.

MASSENA, E. P.; MONTEIRO, A. M. F. D. Conceptions of Curriculum: What to Think Lecturers From Chemistry Teaching Course of the Chemistry Institute of the UFRJ. Química Nova, v. 34, n. 8,p. 1476-1484, 2011.

GARM, N.; KARLSEN, G. E. Teacher Education Reform in Europe: the case of Norway; trends and tensions in a global perspective. Teaching and Teacher Education, v.20, n. 7, p. 731-744, 2004.

FUTRELL, M. H. Transforming Teacher Education to Reform America’s P-20 Education System. Journal of Teacher Education, v.61, p. 432-440, 2010.

LAMBROS, A. Problem Based Learning in Middle and High School Classrooms: a Teacher´s Guide to Implementation. California: Corwin Press, 2004.

CONRADO, D. M.; EL-HANI, C. N.; NUNES-NETO, N. F. Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) na Educação Científica como Estratégia para Formação do Cidadão Socioambientalmente Responsável. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (RBPEC), vol.14, n.2, p.77–87, 2014.

MALHEIRO, J. M. S. Panorama da Educação Fundamental e Média no Brasil: O modelo da Aprendizagem Baseada em Problemas como experiência na prática docente. Programa de Pós-graduação em Educação em Ciência e Matemática – Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém – PA, 2005.

ROSÁRIO, D. G. Formação de Professores: A Aprendizagem Baseada em Problemas e sua contribuição para o desempenho do professor na sala de aula. Programa de Pós-graduação em Educação em Ciência e Matemática – Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico (NPADC) – Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém – PA, 2005.

ANDRADE, M.A.B.S. Possiblidades e Limites da Aprendizagem Baseada em Problemas no Ensino Médio. Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência – Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Campus Bauru, São Paulo, 2007.

SANTOS, C. G. B. Explorando a Aprendizagem Baseada em Problemas no ensino Médio para tratar de temas interdisciplinares a partir das aulas de química. Universidade de São Paulo. Instituto de Física. São Paulo, 2010.

MORENO JÚNIOR, M. A. Investigação das Concepções de alguns professores de Biologia, Física e Química sobre a Aprendizagem Baseada em Problemas. Programa de Pós-graduação em Ciências. Universidade de Franca. Franca – SP, 2012.

FERREIRA, A. L. Problem-Based Learning no Ensino Médio Técnico: Um Estudo de Caso na disciplina de Prática de Laboratório de Programação. Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências – Universidade Cruzeiro do Sul. São Paulo, 2013.

PICCOLI, F. Aprendizagem Baseada em Problemas: Uma Estratégia para o Ensino de Química no Ensino Médio. Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde – Instituto de Ciências Básicas da Saúde – Departamento de Bioquímica - Universidade Federal de do Rio Grande do Sul. Porto Alegre – RS, 2016.

PINHO, L. A. Contribuições teóricas e práticas para o uso da Aprendizagem Baseada em Problemas na Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Fundação Oswaldo Cruz – Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ensino em Biociências e Saúde, Rio de Janeiro, 2017.

MAIDAME, G. F. Aprendizagem Baseada em Problemas no Ensino Fundamental II: Aplicabilidade, Potencial e Reflexões de uma Adaptação sob Perspectivas Geocientíficas. Programa de Pós-graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática. Instituto de Física “Gleb Wataghin”. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas – SP, 2018.

RIBEIRO, L. R. C. Aprendizagem baseada em problemas (PBL) na educação em engenharia. Revista de Ensino de Engenharia, v. 27, n. 2, p. 23-32, 2008.

Published

2021-06-29

How to Cite

DE SOUZA, C. V., GHIDINI, A. R., & DA PAZ DE PAES MONTYSUMA, A. C. . (2021). LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO DE TRABALHOS SOBRE A APLICAÇÃO DA ABP NA EDUCAÇÃO BÁSICA. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 8(1), 865–879. Retrieved from https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/4042

Issue

Section

Artigos de Revisão