APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS COMO METODOLOGIA ATIVA ARTICULADA AS PRÁTICAS DOCENTES

Autores/as

  • Fernando Vasconcelos de Oliveira Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Vanessa Candito Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Leonan Guerra Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Maria Rosa Chitolina Schetinger Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Palabras clave:

ABP; Formação de professores; Práticas pedagógicas.

Resumen

A ABP apresenta-se como uma aliada para auxiliar as práticas pedagógicas. O professor assume um papel de mediador, aproxima os estudantes a novas experiências, conquistas, competências e habilidades. Essa pesquisa foi desenvolvida durante a aplicação de um minicurso intitulado: O Ensino de Química por Meio da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) em um Contexto Temático. O minicurso foi desenvolvido a partir de discussões acerca dos principais fundamentos teóricos da ABP, suas características, aplicações, realidades escolares e formação de professores.  Os resultados do minicurso demonstram de forma satisfatória a aceitação dos participantes em praticar a metodologia da ABP em contextos escolares, bem como seu entretenimento, pois a maioria dos participantes conseguiu construir um planejamento de aula adequado aos aspectos abordados no minicurso. 

Biografía del autor/a

Fernando Vasconcelos de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Licenciado em Química pela Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Químicas da Vida e Saúde/ UFSM

Professor de Química da educação básica, na rede estadual de educação do Rio Grande do Sul

Vanessa Candito, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Especialista em Ciências Ambientais pela  Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Especialista em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria 

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Químicas da Vida e Saúde// UFRGS

Leonan Guerra, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria 

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pampa

Especialista em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria 
Mestre em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Químicas da Vida e Saúde// UFRGS

Maria Rosa Chitolina Schetinger, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

Doutora em Ciências (Bioquímica) pela Universidade Federal do Paraná – UFPR

Pós-doutora no Albert Einstein College of Medicine/USA 

Professora titular da Universidade Federal de Santa Maria

Citas

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Publicado

2021-06-29

Cómo citar

Vasconcelos de Oliveira, F., Candito, V., Guerra, L., & Chitolina Schetinger, M. R. (2021). APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS COMO METODOLOGIA ATIVA ARTICULADA AS PRÁTICAS DOCENTES. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 8(1), 01–15. Recuperado a partir de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/3901

Número

Sección

Artigos Originais Ciências Exatas e da Terra