PROBLEM-BASED LEARNING AS AN ARTICULATED ACTIVE METHODOLOGY TEACHING PRACTICES

Authors

  • Fernando Vasconcelos de Oliveira Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Vanessa Candito Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Leonan Guerra Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Maria Rosa Chitolina Schetinger Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Keywords:

PBL; Teacher training; Pedagogical practices.

Abstract

PBL presents itself as an ally to assist pedagogical practices. The teacher assumes the role of mediator, bringing students closer to new experiences, achievements, competencies, and skills. This research was developed during the application of a short course entitled: The Teaching of Chemistry through Problem-Based Learning (PBL) in a Thematic Context. The short course was developed from discussions about the main theoretical foundations of PBL, its characteristics, applications, school realities, and teacher training. The results of the short course satisfactorily demonstrate the participants' acceptance to practice the PBL methodology in school contexts, as well as their entertainment, since most of the participants managed to build a lesson plan appropriate to the aspects covered in the short course. 

Author Biographies

Fernando Vasconcelos de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Licenciado em Química pela Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Químicas da Vida e Saúde/ UFSM

Professor de Química da educação básica, na rede estadual de educação do Rio Grande do Sul

Vanessa Candito, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Especialista em Ciências Ambientais pela  Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Especialista em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria 

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Químicas da Vida e Saúde// UFRGS

Leonan Guerra, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria 

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pampa

Especialista em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria 
Mestre em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Químicas da Vida e Saúde// UFRGS

Maria Rosa Chitolina Schetinger, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

Doutora em Ciências (Bioquímica) pela Universidade Federal do Paraná – UFPR

Pós-doutora no Albert Einstein College of Medicine/USA 

Professora titular da Universidade Federal de Santa Maria

References

[1] CUNHA, M. J. S. Formação de Professores: um desafio para o século XXI. In: CONGRESSO INTERNACIONAL GALEGO PORTUGUÊS DE PSICOPEDAGOGIA, 10., Braga, 2009. Anais [...]. Braga: Universidade do Minho, 2009.
[2] OLIVEIRA, F. V. Aromas: contextualizando o ensino de Química através do olfato e paladar. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.
[3] LEÃO, D. M. M. Paradigmas contemporâneos de educação: escola tradicional e escola construtivista. Cadernos de Pesquisa, n. 107, p. 187-206, 1999.
[4] BARBOSA, J. R. A. O papel da universidade na formação dos professores para qualidade e inovação educacional. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 4., 2013, Porto. Anais [...]. Porto: ANPAE, 2013.
[5] PECHI, D. Os desafios da carreira docente, Nova Escola, 01 set. 2014. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2826/os-desafios-da-carreira-docente. Acesso em: 01 jun. 2020.
[6] MORI, L; CUNHA, M. B., Problematização: Possibilidades para o ensino de Química. Revista Química Nova na Escola, v. 42, n. 2, p. 176-185, maio/2020.
[7] RIBEIRO, L. R. C. Aprendizado baseado em problemas. São Carlos: UFSCAR; Fundação de Apoio Institucional, 2008.
[9] POZZO, J. I. A solução de problemas: aprender a resolver, resolver para aprender. Tradução Beatriz Affonso Neves. Porto alegre: ArtMed, 1998.
[8] DEWEY, J. Vida e educação. 10. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1978.
[10] SAKAI, M. H.; LIMA, G. Z. PBL: uma visão geral do método. Olho Mágico, v. 2, p. 24-30, 1996.
[11] ABREU, J. R. P. Contexto Atual do Ensino Médico: Metodologias Tradicionais e Ativas - Necessidades Pedagógicas dos Professores e da Estrutura das Escolas. 2011. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: UFRGS, 2009.
[12] BASTOS, C. C. Metodologias ativas. Educação & Medicina, 24 fev. 2006. Disponível em: http://educacaoemedicina.blogspot.com/2006/02/metodologias-ativas.html. Acesso em: 14 mar. 2020.
[13] GIL, A. C. Didática do ensino superior. São Paulo: Atlas, 2006.
[14] BERBEL, N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia dos estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, jan./jun., 2011.
[15] SOUZA, C. S.; IGLESIAS, A. G.; PAZIN-FILHO, A. Estratégias inovadoras para métodos de ensino tradicionais – aspectos gerais. Medicina, v. 47, n. 3, p. 284-292, 2014.
[16] SOLEDADE, M. Aprendizagem baseada em problemas (PBL) − O que é? Sílabe Blog, 15 jan. 2019. Disponível em: https://silabe.com.br/blog/ aprendizagem-baseada-em-problemas-pbl/. Acesso em: 02 jun. 2020.
[17] SANTOS, C. G. B.; GODOY, C. E. C.; CORREIA, P. R. M. A aprendizagem baseada em problemas no ensino de Química. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 14., 2008, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: UFPR, 2008.
[18] LOPES, R. M.; SILVA FILHO, M. V.; MARSDEN, M.; ALVES, N. G. Aprendizagem baseada em problemas: uma experiência no ensino de química toxicológica. Química Nova, v. 34, n. 7, p. 1275-1280, 2011.
[19] PICCOLI, F. Aprendizagem Baseada em Problemas: uma estratégia para o ensino de Química no ensino médio. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) − Instituto de Ciências Básicas da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: UFRGS, 2016.
[20] MUNHOZ, A. S. ABP: Aprendizagem Baseada em Problemas: ferramenta de apoio ao docente no processo de ensino e aprendizagem. São Paulo: Cengage Learning, 2015.
[21] RIBEIRO, L. R. C. Aprendizagem baseada em problemas (PBL): uma experiência no ensino superior. São Carlos: EdUFSCar, 2010.
[22] GOMES, R. et. al. Aprendizagem baseada em problemas na formação médica e o currículo tradicional de medicina: uma revisão bibliográfica. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 33, n. 3, p. 444-451, mar. 2009.
[23] MEIRELES, M. A.; BONIFÁCIO, B. A. Uso de métodos ágeis e aprendizagem baseada em problema no ensino de engenharia de software: um relato de experiência. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 26., Maceió, 2015. Anais [...]. Maceió: UFAL, 2015.
[24] COLL, C.; MONEREO, C. Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010.
[25] MINAYO, M. C. S. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: MINAYO, M. C. S (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001. p. 09-29.
[26] SILVA, S. L. Estratégia educacional baseada em problemas para grandes grupos: relato de experiência. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 39, n. 4, p. 607-613, ago./2015.
[27] BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
[28] BARROWS, H. S. Problem-based learning in medicine and beyond: a brief overview. In: WILKERSON, I.; GIJSELAERS, W. H. (ed.). Bringing problem-based learning to higher education. San Francisco: Jossey-Bass, 1996, p. 3-12.

Published

2021-06-29

How to Cite

Vasconcelos de Oliveira, F., Candito, V., Guerra, L., & Chitolina Schetinger, M. R. (2021). PROBLEM-BASED LEARNING AS AN ARTICULATED ACTIVE METHODOLOGY TEACHING PRACTICES. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 8(1), 01–15. Retrieved from https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/3901

Issue

Section

Artigos Originais Ciências Exatas e da Terra