VOZES A RESPEITO DA IMPORTÂNCIA DA LEITURA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO WORKSHOP “LÊ PRA MIM”

Autores/as

  • ROVÍLIO DE LIMA NICÁCIO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ACRE

Palabras clave:

Leitura. Leitor. Mediador de Leitura. Workshop.

Resumen

A produção tem por desígnio refletir sobre as vozes a respeito da importância da leitura, ao apresentar os resultados de um workshop desenvolvido na disciplina de Leitura e Discurso do Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens da Universidade Federal do Acre - Campus Floresta que tem como participantes professores, bibliotecários, auxiliares de bibliotecas, coordenadores, alunos de graduação e pós-graduação pertencentes às Redes de Ensino da Regional do Vale do Juruá. Tem como objetivo proporcionar um espaço de conversa sobre leitura e suas diversas facetas, a fim de trocar experiências sobre o ato de ler nos diferentes ambientes, incentivando a prática de leitura, o desejo e o prazer de ler promovendo o diálogo sobre as concepções de leitura, no intuito de sugerir outras estratégias de formação de leitores dentro e fora do ambiente escolar. Como aporte teórico, recorremos a estudiosos como Barthes (1987); Foucambert (2008); Jouve (2002); Larrosa (2004), que possibilitam o enfoque sobre concepções de leitura, além de, Foucambert (1994); Santaella (2004); Jouve (2002); Larrosa (2004), que focalizam concepções de leitor e Petit (2009); Petit (2010), que enfoca o trabalho como mediação de leitura. A pesquisa assumiu dois vieses investigativos, a perspectiva bibliográfica, que consistiu na busca de base material do que já foi elaborado sobre a abordagem em questão, consistindo basicamente na consulta em livros e artigos científicos. Numa segunda dimensão, tivemos a pesquisa-ação, que é um tipo de pesquisa em que se associa ação e solução de problema, que de modo coletivo e cooperativo, pesquisadores e participantes do Workshop “Lê pra mim”.

Palavras-Chave: Leitura. Leitor. Mediador de Leitura. Workshop.

Citas

BARTHES, R. O prazer do texto. Trad. J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 1987.

CONCEIÇÃO EVARISTO. Disponível em: <https://claudia.abril.com.br/noticias/conceicao-evaristo-e-sua-defesa-pelo-registro-das-vivencias-populares/>. Acesso em: 4 ago 2019.

FOUCAMBERT, J. O que é ler. In: Modos de ser leitor. Trad. Lúcia P. Cherem e Suzete P. Bornatto. Curitiba: Editora UFPR, 2008. Pág. 61 a 84.

__________. A leitura em questão. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994. 157p.

JOUVE, V. Um quebra-cabeça teórico: o leitor é pensável? In: A leitura. Trad. Brigitte Hervot. São Paulo: Editora UNESP, 2002. Pag. 35 a 60.

LARROSA, J. Ler é traduzir. In: Linguagem e educação depois de Babel. Trad. Cynthia Farina. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

MENINA ENTRANDO NUM LIVRO. Disponível em: <https://www.rock-cafe.info/suggest/children%27s-imagination-stories-6368696c6472656e2773.html. Acesso em: 4 ago 2019.

O OUTRO MUNDO. Disponível em: http://www.arteeblog.com/2014/10/>. Acesso em: 4 ago 2019.

PESSOAS EM CIRCULO. Disponível em: <https://br.depositphotos.com/63110585/stock-photo-people-in-circle-looking-up.html>. Acesso em: 4 ago 2019.

PETIT, M. A simbolização e a narrativa: poderes e limites. In: A arte de ler ou como resistir à adversidade. Trad. Arthur Bueno e Camila Boldrini. São Paulo: Editora 34, 2010. Pág. 113 a 138.

PETIT, M. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. Trad. Celina Olga de Souza. São Paulo: Editora 34, 2009. P. 192.

PONCIÁ VICÊNCIO. Disponível em: <https://revistatrip.uol.com.br/trip-transformadores/a-filosofa-sueli-carneiro-indica-livros-de-autoras-negras-para-conhecer-a-realidade-dessas-mulheres>. Acesso em: 4 ago 2019.
SANTAELLA, Lucia. Desafios da ubiquidade para a educação. Revista Ensino Superior. ed. 04 abr. 2013. São Paulo: Unicamp, 2013. Disponível em: <http://www.revistaensinosuperior.gr.unicamp.br/edicoes/edicoes/ed09_abril2013/NMES_1.pdf>. Acesso em 02 ago. 2019.

SANTAELLA, Lucia. Navegar no Ciberespaço. O perfil cognitivo do leitor imersivo. São Paulo: Paulus, 2004.

VEIGA-NETO, A. 1996. Literatura, experiência e formação (entrevista com Jorge Larrosa). In: M.V. COSTA (org.), Caminhos investigativos: novos olhares na pesquisa em educação. Porto Alegre, Mediação, p. 133-161.

WIRTH, U. Literatura na internet, ou: a quem interessa, quem lê? In Ars Telematica, Telecomunicações, Internet e Ciberespaço. Mediações. Claudia Giannetti (org.). 1998, p. 93-116.

Publicado

2020-07-28

Cómo citar

DE LIMA NICÁCIO, R. (2020). VOZES A RESPEITO DA IMPORTÂNCIA DA LEITURA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO WORKSHOP “LÊ PRA MIM”. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 7(2), 673–694. Recuperado a partir de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/3829

Número

Sección

Linguística, Letras e Artes