SAÚDE, CORPO E PRÁTICAS CORPORAIS: UMA CRÍTICA À PROMOÇÃO DE ATIVIDADE FÍSICA NA ESCOLA

Autores/as

  • Daniel Giordani Vasques Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palabras clave:

Corpo, Saúde, Práticas Corporais, Educação Física escolar, Promoção da saúde

Resumen

Este ensaio pretendeu refletir sobre as noções e conceitos de corpo e saúde na Educação Física escolar. Para tal, recorreu-se a uma revisão bibliográfica sobre o tema e se utilizou de estudos da antropologia do corpo e da saúde. Os conceitos de saúde e “promoção da saúde” permanecem em disputa no campo, porém, estudos mostram que fatores sociais, econômicos, políticos e ambientais determinam a saúde. A noção de corpo integral, repleto de signos, toma espaço; a individualização e o acúmulo de gasto energético merecem críticas. Por fim, os tratos da saúde na escola devem redimensionar o corpo biológico, a culpabilização do indivíduo e as atividades físicas cumulativas. Através da visão de corpo integral e de políticas públicas de promoção da saúde através das práticas corporais, pode-se pensar em uma saúde da escola mais ampla, igualitária e consciente.

Biografía del autor/a

Daniel Giordani Vasques, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Ciências do Movimento Humano (UFRGS), Licenciado e Mestre em Educação Física (UFSC). Professor do Departamento de Expressão e Movimento do Colégio de Aplicação da UFRGS.

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Publicado

2021-09-04

Cómo citar

Giordani Vasques, D. (2021). SAÚDE, CORPO E PRÁTICAS CORPORAIS: UMA CRÍTICA À PROMOÇÃO DE ATIVIDADE FÍSICA NA ESCOLA. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 8(2), 882–888. Recuperado a partir de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/3810

Número

Sección

Ensaio Acadêmico